fevereiro 07, 2020

L'Aperitivo: Piña Colada

E uma história de amor que quase escapou!

Estamos no verão! E o que dizer? Não é minha estação favorita do ano, nem de perto. Mas devo confessar que tem suas vantagens. Férias, praia, dias mais longos e as frutas da estação. A natureza é realmente incrível, na época em que mais precisamos nos hidratar ela produz frutas suculentas e cheias de sabor como a melancia, o pêssego (tem uma receita com essa fruta aqui), uva e o abacaxi! E é com esse último que é feito o coquetel que tem cara de férias: a Pinã Colada.

Abacaxi coado é a tradução livre para o nome do coquetel. Aí já fica uma dica importante, use sempre suco fresco, ou melhor, faça você mesmo o suco deste que é o coquetel oficial de Porto Rico.
A "lenda" dessa bebida (já chamo assim, pois receitas tão famosas acabam tenho sua maternidade requerida por muitos) tem três principais vertentes. A primeira diz que o bartender Ramon Marrero Pérez, o "Monchito", teria criado a mistura em 1952 no bar do hotel Caribe Hilton. Ricardo Garcia, que trabalhou no mesmo bar, diz ser ele o idealizador do coquetel. Já Ramon Portas Mingot, do restaurante Barrachina, diz ter sido ele o primeiro a conceber o drinque. Este último tem até uma placa de mármore na parede do restaurante, afirmando até hoje que foi lá que "nascio la Piña Colada".

Mas, o fato é que trinta anos antes de Monchito, um correspondente da revista Travel, descrevendo uma viagem a Havana, Cuba, já destacava "uma bebida deliciosa em si", que juntava gelo, açúcar, limão, rum e suco de abacaxi maduro. Isso indica que nossos amigos mencionados acima aproveitaram uma receita já existente, hoje conhecida por Cuban Style Piña Colada, adicionaram o creme de coco e deram vida a este super clássico.

Creme de coco é uma página a parte nesta história. O ingrediente oficial é o Coco Lopez, produto dificilmente encontrado abaixo da linha do equador. O que nos força a buscar substitutos como a mistura do leite de coco e leite condensado, meio a meio; o mix de coco; o leite de coco condensado e ainda outras misturas mais caseiras. A mais bacana que encontrei foi no site Art of Drink, que replico mais adiante.

Mas, este texto ficará totalmente incompleto se eu não mencionar Escape de Rupert Holmes. Essa música de 1979 narra um momento de um casal de uma forma corajosamente honesta. Atualizando a história, seria como se o marido, cansado da rotina, instalasse um desses aplicativos de relacionamentos e o utilizasse até mesmo na cama, ao lado da esposa sonolenta. Ali ele encontra o perfil de uma mulher fascinante, cheia de atitude e desejos, fã de um determinado coquetel, parceira ideal para lhe tirar do marasmo. Um clique, um match e pelo app é marcado um encontro às escuras para combinarem sua fuga. Na hora e no local escolhido ele a vê entrando e logo reconhece o sorriso, o contorno do rosto e ouve dela: - Ah! É você! No que ele responde a sua esposa: -Nunca soube que você gosta de Piña Colada!
Mas como será que você reagiria? Melhor preparar um bom coquetel para refletir com mais tranquilidade.

Ingredientes

30 ml de rum branco
90 ml de suco fresco de abacaxi
30 ml de creme de coco
Gelo

Bata tudo num liquidificador até ficar homogêneo, sirva em uma taça de coquetel hurricane, decore com uma fração de fatia do abacaxi e uma cereja. Um canudo facilita a apreciação do drinque.

Você pode preparar de antemão o suco e coá-lo, para que fique sem as fibras da fruta. Ou então bater os pedados do abacaxi bem maduro junto com os demais ingredientes e não coar. Eu prefiro assim, fica mais encorpado.

Para fazer o creme de coco você vai precisar de:
400 ml de leite de coco
375 g de açúcar
1 pitada de sal
12 g de leite de coco em pó (opcional)

Misture tudo muito bem, cuidado com o leite em pó de coco, para não criar pelotas, aqueça em uma panela até a mistura ficar bem homogênea. Guarde na geladeira.

Como dito acima, para substituir o creme de coco, você pode usar 15 ml de leite de coco e 15 ml de leite condensado. Você pode utilizar também leite de coco condensado ou mix de coco. Ainda, 20 ml de leite de coco e 10 ml de xarope simples de açúcar. Recomendo esse último, pois não sou fã de leite condensado. Se souber de mais alguma forma, me conte!
Aprecie com criatividade e moderação!

Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search