fevereiro 10, 2020

Cinco podcasts de gastronomia e uma relação de amor com o rádio

O rádio sempre fez parte da minha vida. Minha mãe, quando trabalhava em casa, passava o dia com o rádio ligado. Escutava na parte da manhã as notícias - lembro das tragédias cotidianas na voz do popular Sérgio Zambiasi - e durante a tarde, músicas.

Durante as férias era um pouco diferente. Na casa dos meus avós o rádio era ligado às 6h da manhã e eu ouvia ao longe, no meu despertar, o canônico marcador de horas "pi pi pííí" da Rádio Gaúcha. Meu avô ficava de pé ao lado da estante ouvindo o Rogério Mendelski, Lauro Quadros, a previsão do tempo, as condições do trânsito. O som ficou tão marcado na minha memória e tão ligado aos meus avós maternos que dias atrás ouvi e me emocionei. Chorei rios de saudade dos meus velhos. 

Na juventude, mais rádio. A saudosa Ipanema FM me formou como roqueira, como magrona do bonfa e amante de música underground. Nunca vou superar o seu fim. Eu tinha camisetas da rádio, adesivos no vidro do quarto, nos cadernos, nos tênis. Era fã mesmo! 

Como o fim da Ipanema me aproximei da música brasileira. Fui curar minhas dores radiofônicas com a 107.7, a rádio pública dedicada somente, ou basicamente, à produção nacional. Foi através das ondas da FM Cultura que conheci Ná Ozzetti e tantas outras vozes que não eram de grande circulação. Conheci músicos do Brasil inteiro e é em seus trabalhos que me aninho frequentemente. 

Com a Internet perdi o hábito do rádio em âmbito doméstico. Ouço apenas no carro ou quando bate a saudade e acesso a Cultura online. Ouço muita música, mas nas plataformas de streaming e foi através dessas plataformas que entrei no universo dos podcasts. Ouvir gente falando nunca causou estranhamento, então, aderi fácil a última moda do mundo digital da comunicação. Ouço enquanto faço as tarefas domésticas ou quando preciso dar um tempo das leituras e dos estudos.

Atualmente tenho procurado podcasts que falem de culinária, gastronomia, cozinha doméstica, cozinha profissional, ou seja, podcasts que me proporcionem reflexão sobre o meu universo acadêmico, profissional e afetivo. Compartilho com vocês cinco canais que tenho escutado e gostado muito. É só clicar sobre eles e aproveitar. 

1. A hora do CHA - Cultura e História da Alimentação. Produzido por professores do Instituto Federal de Brasília - Campus Riacho Fundo, este podcast é um dos meus favoritos. O papo rola fluído entre os docentes e os convidados. Tudo super fundamentado, gostosinho de ouvir e cheio de ótimas referências. 

2. Prato Cheio - O podcast do site O Joio e o Trigo. Já acompanho o trabalho primoroso e necessário do O Joio e o Trigo, um site de jornalismo independente focado na atuação da indústria alimentícia e sobre o ato político que é o comer. O primeiro episódio saiu recentemente e estou ansiosa pelos próximos. 

3. Vai se Food - Ah, que nome espirituoso. A cara de sua dona, a (não só) crítica gastronômica Ailin Aleixo. Também é novinho, estreou dia 05 de fevereiro, e já quero mais. Ah, um bônus! No podcast Mamilos tem esta entrevista aqui com a Ailin sobre comidas que inspiram. Muito legal.  

4. Marcha e Sai - O nome já entrega que este é um podcast que trata do mundo da cozinha profissional. As entrevistas são ótimas e os produtores até já colocaram os chefs no divã. Tri bom, inteligente. Aborda vários aspectos da vida de um cozinheiro. 

5. Mente na Mesa - O mais afetivo deles para mim. A Letícia apresenta gostosamente as histórias trazendo reflexões super bacanas em vários âmbitos da alimentação. A narrativa flui e você fica com vontade de quero mais. Já as músicas dos episódios são um plus na experiência. Gosto muito. 

Você tem algum podcast favorito? Compartilhe com a gente.

Die Radiohörerin - Foto: Vilém Heckel
Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

2 comentários:

  1. Carla, lembrei da minha mãe, minha infância foi marcada por ela costurando dia e até parte da noite, sempre acompanhada do rádio, por vezes ela cantarola junto as canções que mais gostava.
    Não sabia da existência de podcasts de gastronomia, vou conhecer alguns. Obrigada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Carla, acabei de descobrir o seu Blog. Estou amando! Sucesso!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search