novembro 02, 2019

Fave alla romana o dei morti - Artusi N. 622 [Favas à romana ou dos mortos]

No Brasil nós temos comidas específicas para o dia de Finados? Eu não conheço. Se alguém souber, por favor, me conte.

Na Itália há uma grande tradição culinária para contemplar dois dias comemorativos: 1º de novembro que é Dia de Todos os Santos (Ognissanti) e 2º de novembro, Dia de Finados (Giorno dei Morti). Os pratos ostentam ingredientes outonais em pratos quentes e fumegantes, como a sopa de grão-de-bico e abóbora, mas também amêndoas e castanhas em biscoitinhos que recebem nomes variados conforme a região.

O que trago aqui vem lá do Artusi e chama-se fave alla romana o dei morti - favas à romana ou dos mortos - que, segundo o autor são preparadas para substituir a fava baggiana, uma espécie de fava de grão muito grande:

A tradição deve ter a sua origem nos tempos mais remotos, pois as favas eram oferecidas às Parcas, a Plutão e a Prosérpina e eram célebres nas cerimônias supersticiosas nas quais eram usadas. Os antigos egípcios abstinham-se de comê-las, não as plantavam e nem as tocavam com as mãos, e seus sacerdotes não ousavam fixar os olhos sobre elas, pois as consideravam coisas imundas. As favas, e sobretudo aquelas escuras, eram usadas como oferendas fúnebres, pois se acreditava que elas enclausuravam as almas dos mortos e que fossem semelhantes às portas do inferno. Nas festas chamadas Lêmures, cuspiam-se favas escuras enquanto  se batia em um vaso de cobre, para expulsar das casas as sombras dos antepassados, os espectros e os deuses do inferno. 





Fave alla romana o dei morti

Ingredientes

200 gramas de farinha de amêndoas
100 gramas de farinha de trigo
100 gramas de açúcar
30 gramas de manteiga
01 ovo
Raspas de 1 limão 


Pré-aqueça o forno a 180ºC

Em uma tigela misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Caso fique um tanto seca, utilize algum líquido para auxiliar. Artusi sugere rum, eu usei ¹/² colher (sopa) de limoncello. 
Faça um rolinho com o massa e corte em pequenas porções (15 gramas cada). Molde como biscoitinhos achatados e com o dedo faça uma leve pressão no centro de cada um deles. Coloque um uma assadeira preparada com papel manteiga. Asse por aproximadamente 20 min ou até dourarem. 
Tire do forno, coloque sobre uma gradinha e deixe esfriar. 




 Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

2 comentários:

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search