setembro 25, 2019

Orecchiette ai broccoli [ Orecchiette com brócolis]

Voltei! Eu sempre volto. Cá estou eu, agora Mestre! Sim, acabei de defender meu mestrado em Análise do Discurso na UFRGS, trabalho em que tratei a autoria de Pellegrino Artusi no livro "A Ciência na cozinha e a arte de comer bem". Foram dois anos de pesquisa de um tema no qual tenho contato desde 2010. Foram dois anos de muita leitura, de artigos escritos, de pesquisa sobre o corpus e de escrita de uma dissertação. Foi lindo e o resultado me deixou satisfeita. Assim que a versão final estiver online disponibilizo para a leitura aqui. Por isso também dei um tempo do blog. A escrita acadêmica me sugou todas as energias e passei longe da cozinha nos últimos meses... O que estou retomando aos poucos. 

O desenrolar da dissertação me rendeu o ingresso ao doutorado. Sim, entrei para o doutorado com um projeto lindo sobre autoria culinária, mas, dessa vez, no Brasil. Confesso que estes anos todos trabalhando sobre a cultura culinária italiana me instigaram a querer conhecer mais da cultura brasileira e é isso que farei a partir de agora: embarco em uma viagem culinária pelo Brasil. Espero que não somente uma viagem teórica, mas de fato, de pé na estrada também. Vamos explorar nossa identidade culinária juntos? Estou animada.

Isso significa, que o blog também vai mudar um pouco. Depois de dez anos de cozinha italiana, decidi ampliar a minha escrita para outros temas que estão nas minhas pautas, nos meus interesses. Todos eles relacionados a alimentação, claro. Tenho provado tantas outras possibilidades de cozinha, a minha alimentação mudou muito, como expliquei neste post aqui, tenho lido muito sobre alimentação e sociedade, alimentação e literatura e é isso que trarei para cá a partir de agora. Ou seja, o nosso leque de receitas e de textos aumentaram e isso tem sido muito motivador. É provável que eu fale muito sobre comida cotidiana, sobre história e sobre curiosidades. Vai ser um desafio também para mim, pois estou habituada em entrar aqui e escrever sobre a culinária italiana. E, como as transições não devem ser traumáticas, trago hoje uma receita italiana. Elas estarão sempre aqui, não se preocupem. 


Orecchiette ai broccoli - Orecchiette com brócolis

Ingredientes

200 gramas de massa orecchiette
200 gramas de brócolis branqueado (1 minuto em água fervente, choque de água fria depois)
01 dente de alho
Pimenta - usei calabresa, mas dedo de moça fresca combina super bem
Anchova (alice) em conserva a gosto - Não usei, pois preparei para meu almoço vegetariano
03 colheres (sopa) de azeite
Sal

Em uma panela coloque 3l de água para ferver. Em uma frigideira refogue em azeite o alho, a anchova, caso use, e a pimenta. Cuide para não queimar o alho. Acrescente o brócolis cortado em ramos pequenos. Refogue por alguns minutos, adicione o sal e retire do fogo.

Coloque a massa para cozinhar e respeite o tempo indicado pelo fabricante. Antes de escorrer retire uma xícara da água do cozimento e reserve. Escorra a massa e coloque no refogado de brócolis, adicionando um pouco da água. Finalize em fogo alto até misturar todos os ingredientes.




A massa orecchiette ("orelhinhas") são massas secas artesanais, feitas a mão. É uma pasta típica da região da Puglia, uma parte da Itália que infelizmente não conheço. O prato tradicional feito com ela é o orecchiette con le cime di rapa, sendo o cime di rapa, uma folhosa muito nutritiva da família do nabo. Essa mesma receita pode ainda receber linguiça fresca. Aliás, fica uma delícia. Dias atrás eu estava tri cansada e de saco cheio. Fui para o restaurante de um amigo e pedi que me desse carinho em forma de comida. Ele me serviu um belo prato de orecchiette com brócolis e linguiça. Estava divino! Saí de lá feliz.



Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.










2 comentários:

  1. Carla, sucesso nessa nova perspectiva culinária, agora à brasileira, se assim posso dizer, estaremos acompanhando! Qto ao orecchiette, nem sempre encontro por aqui, mas a sugestão está anotada, pois parece deliciosa.
    Hoje recebi a apostila sobre combucha, muito, muito obrigada!
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Ciao Carla
    Acabei de conhecer seu blog, suas receitas e tudo o mais. E estou adorando!!
    Auguri!!
    Depois do mergulho na cucina italiana, muito legal a sua virada para a cozinha brasileira, tão linda e tão atraente!!
    Vou explorar mais este seu universo!!
    Sono anche oriundo!
    Arrivederci

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search