setembro 27, 2019

L'Aperitivo: Margarita

E um montão de histórias.

Neste últimos meses fazendo minhas pesquisas para esta querida coluna, principalmente quando tento contar sobre as origens de algum coquetel clássico, me deparo com um sem número de autores para uma mesma obra. Mas como isso é possível?

Tomando como exemplo a Margarita, que é o tema desta postagem, encontrei mais de uma dúzia de história, uma melhor que a outra, relatando lampejos criativos, erros convenientes, oportunidades mercadológicas e claro, inspirações quase divinas que, através de mãos habilidosas, materializaram esse rico ícone da coquetelaria.

E se a receita original tem tantos ventres assim, as variações, modificações, adaptações dão proporções exponenciais a esse número.

Como ainda não tinha bebido resolvi passar as histórias por algum filtro lógico. Pois vejamos, a tequila é mexicana, então o batido de destilado da agave, triple sec com suco de limão e gelo só pode ser da terra das 'melhores novelas do mundo'. Porém, há um registro de 1937 na Inglaterra de um coquetel idêntico, com nome de Picador, 16 anos antes da primeira menção a Margarita!

Outra história que faz todo sentido, é a de um distribuidor de tequila mexicana nos Estados Unidos que teria solicitado a um bartender que criasse um coquetel com a bebida, para facilitar as vendas. O nome da mistura seria homenagem a sua esposa Margaret.

De forma mais lúdica, mas com muito crédito, contam que uma socialite de Dallas, enquanto dava uma festa em Acapulco no feriado de Natal de 1948, bateu tequila, com Cointreau e suco de limão, pondo sal na borda da taça. A partir daí teria servido o coquetel a diversos amigos, ente eles atores, donos de hotéis e bares, o que teria difundido sua criação para o mundo.

Mas como o que vale são os registros, a primeira menção da Margarita como conhecemos se deu em 1953 na edição de dezembro da Revista Esquire, que exaltava em suas páginas o drinque mexicano, dizendo que além de ser bela de se olhar, era provocadora e excitante!
Deu de conversinha, vamos ao que interessa!

Ingredientes

35 ml de Tequila Prata
20 ml de Triple Sec (Cointreau)
15 ml de suco de limão
Sal
Gelo

Com bastante gelo na coqueteleira adicione a tequila, o triple sec e o suco de limão, bata vigorosamente. Aproveite o óleo essencial da casca do limão para umedecer a borda de um copo de coquetel, para então decorá-lo com sal. Coe o produto da coqueteleira na taça e guarneça com uma fatia de limão.
Minha taça era bastante grande, assim tive que triplicar a receita.
E lembre-se, se for criar um coquetel registre para o mundo ver. E me chame para provar!

Aprecie com criatividade e moderação!

Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search