junho 21, 2019

L'Aperitivo: Hot Toddy

E o início do inverno

Hoje inicia a época que espero o ano todo para chegar: o inverno! Se você não gosta desta estação, eu entendo seu motivos, não precisa ficar desejando que meu chuveiro queime, até porque sempre tenho uma resistência de reserva. Gostando ou não do clima, uma receita quentinha sempre é bem vinda nesses dias.

Meu primeiro pensamento para a coluna de hoje foi um perfumado quentão de vinho, bem tradicional no sul do Brasil, mas nenhuma receita que eu colocasse aqui seria melhor que aquela da sua tia avó. Então resolvei fazer algo diferente, um Hot Toddy, um drinque criado na Escócia, por volta de 1700, para ampliar o público do Whisky e aquecer o frio que faz no norte do globo.
O nome Toddy provavelmente tenha origem indiana, de uma bebida feita da fermentação da seiva de diversos tipos de palmeiras, que os ingleses tiveram contato quando estabeleceram rotas comerciais com aquele país. Também se credita o nome a Robert Bentley Todd, médico irlandês do século XIX, e a um poema do inglês Allan Ramsay, que menciona uma festa com um chá repleto de especiarias.

A sabedoria popular diz que este drinque tem poderes especiais contra os sintomas do resfriado e da gripe, coisa bem típica desses dias frios. Em seu livro How to Drink, Victoria Moore descreve o preparo como "vitamina C". Com todas essas informações, acredito que já temos razões suficientes para pôr a chaleira no fogo.

Ingredientes

1 colher de bar de mel
60 ml de Scotch Whisky
15 ml de suco de limão siciliano
15 ml de xarope de açúcar (2 por 1)
3 a 5 cravos da Índia
Água fervente

Em um copo tipo Toddy (que resista ao calor, com asa para segurar, de capacidade aproximada de 250ml) já pré aquecido, adicione todos os ingredientes completando com a água fervente. Mexa até diluir bem. Decore com uma fatia de limão siciliano ou com um pau de canela.
Se for do seu gosto, você pode adicionar um toque de canela em pó, anis estrelado, cardamomo ou outra especiaria que ajude a aquecer a caixinha do corpo!

Aprecie com criatividade e moderação!

Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search