junho 28, 2019

L'Aperitivo: Amaretto Sour

E o amarguinho azedo

Amaretto, licor de origem milanesa, a sua história remonta o período do Renascimento, pois teria sido criado em 1525 quando Bernardino Luini, discípulo de Leonardo da Vinci, contratado para pintar um afresco da Madonna dei Miracoli na cidade de Saronno (onde a pintura está até hoje), teria escolhido como musa uma locandeira da região. Esta lhe ofereceu um licor âmbar, delicado e muito perfumado em agradecimento.

Esta história tem a maior cara de lenda, mas o fato é que nos anos seguintes diversas famílias desenvolveram suas receitas deste digestivo e uma delas teria tido acesso a fórmula daquela locandeira, nascendo assim a marca que se apresenta como sendo a original.

Então, o Amaretto nasceu de um gesto de cortesia, de carinho. Seu nome significaria a fusão de amore e amaro, mas provavelmente seja somente um diminutivo de amargo mesmo. Este amargo vem da mandorla amara (amêndoa amarga) que dá equilíbrio as boas receitas deste licor.
Para amenizar o doce dessa bebida trago um coquetel sour, que são aqueles compostos por uma base de destilado ou de licor, tem um adoçante e um ingrediente azedo, um suco cítrico, geralmente de limão siciliano. Outro ponto importante, mas não obrigatório, é ter algum emulsificante como a clara de ovo.

Ingredientes

60ml de licor Amaretto
30ml de suco de limão siciliano
15ml de clara de ovo
1 dash de Angostura

Bata por alguns segundos todos os ingredientes na coqueteleira sem gelo. Quando perceber que já formou espuma acrescente gelo e bata novamente. Coe para uma copo Old fashioned com bastante gelo. Decore com uma rodela de limão siciliano e uma cereja bem brilhante (que eu não tinha hoje).
Como fiz o sour com licor, não precisei adoçar. Se você se arriscar a fazer algum outro coquetel sour e adoçar com mel, ele mesmo já serve de emulsificante.

Dica: Faça um Whiskey Sour, é uma das melhores coisas depois de uma dia cansativo de trabalho!

Aprecie com criatividade e moderação!

Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search