maio 03, 2019

L'Aperitivo: Fernet-Branca

Porque de doce basta a vida!

Talvez eu já tenha deixado transparecer por aqui, mas eu sempre tive um gosto pelos sabores amargos, principalmente das bebidas. Quem é do sul conhece bem um digestivo (essência de vida) que nos acompanha desde a infância, a diferença é que com a idade a gente acaba diluindo menos em água. Eu já era fã de outros amaros mais populares, mas há algum tempo o Fernet cruzou o meu caminho.

Foi numa simples dose, com gelo, que senti aquele verdadeiro impacto seco, bruto. Sem rodeios ele tomou meu paladar com muita complexidade, mas ao mesmo tempo sendo óbvio, amargo. A partir daí precisava ter uma garrafa, precisava conhecer a história, saber de onde vinha. E pra minha surpresa, vinha de Milão.

A história oficial diz que em 1845 o farmacêutico Bernardino Branca, inspirado, realizou a mistura de muitas ervas e raízes vindas de todos os cantos do globo (sim, a Terra é redonda), criando sua receita secreta. Com o apoio da esposa e dos três filhos criaram a Fratelli Branca Distillerie, que logo foi um sucesso.

Neste canto sul do Atlântico a bebida chegou pela Argentina, embarcada com os imigrantes italianos como medicina para os enjoos, se tornando uma paixão entre nossos tão "admirados" vizinhos, ganhando fábrica própria na província de Buenos Aires em 1941, única fora da Itália.

A receita mais apreciada pelos hermanos nasceu na província de Córdoba com o nome de '90210' (código postal de Beverly Hills), mas é conhecida atualmente como Fernandito ou Fernet Cola, que pode parecer extremamente simples, mas tem os seus pormenores.
Ingredientes

50 ml de Fernet-Branca
Refrigerante de cola
Gelo

Em um copo alto com gelo acrescente o Fernet e complete com refrigerante de cola, formando a espuma característica.
O detalhe está nas medidas. Iniciantes geralmente apreciam uma proporção de 20% de Fernet para 80% de refrigerante. Mas o site oficial do fabricante diz que o coquetel perfeito tem 90% de Fernet, 2 pedras de gelo e 10% de refrigerante, ou seja 90 2 10.

E pra você, qual a medida ideal?

Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search