abril 26, 2019

L'Aperitivo: White Russian

E o Cara!

Na última semana foi celebrada a Páscoa, período de renovação, de renascimento. E se tem um coquetel que me vem a mente quando penso nesses termos é o White Russian.

A história desse drink incia em 1949 na Bélgica, mais exatamente no Metropole Hotel em Bruxelas, quando Gustave Tops misturou vodka russa com licor de café, criando o Black Russian, em homenagem a Perle Mesta, a então embaixadora americana em Luxemburgo.
Não se tem registro de quando ou do local certo em que alguém adicionou creme à mistura, trazendo à vida o White Russian. O fato é que os coqueteis irmãos fizerem relativo sucesso até serem quase esquecidos em meados dos anos 1980, o que mudou abruptamente em 1998 com o lançamento do O Grande Lebowski, dos Irmãos Coen. Hoje a dupla consta entre os clássicos contemporânios do IBA (Associação Internacional de Bartenders).
No filme, fracasso nos cinemas mas cult no DVD, Jeffrey Lebowski (the Dude), personagem de Jeff Bridges, é um desempregado que aprecia o ócio, boliche, algumas substâncias "relaxantes" e o White Russian, consumindo nove ao longo das quase duas horas da pelícola.

A receita original pede um drinque em camadas, feito com atenção e cuidado, diferente da mistura  descompromissada que o Dude faz. Mas para ilustrar bem, vou fazer aqui as duas versões, mas antes vou preparar um Black Russian, assim posso experimentar todos.

Ingredientes

50 ml de vodka
20 ml de licor de café
30 ml de creme de leite fresco
Gelo

Para o Black Russian: num copo old fashioned com gastante gelo acrescente a vodka e o licor de café, misture gentilmente.

Para o White Russian: continue de onde parou o Black Russian e, com o auxílio das costas de uma colher, verta gentilmente o creme de leite freco, evitando que se misture imediatamente.

A receita pede half and half, que é uma mistura de creme de leite pasteurizado com leite, meio a meio, ficando ainda bastante líquido, porém um pouco mais gorduroso. Eu utilizei o creme de leite fresco, que não deixou nada a desejar.

Para beber você pode misturar tudo com o dedo indicador, no melhor estilo the Dude, ou mantê-lo em camadas e deixar se misturar a cada gole dado. Prefiro a segunda opção. Ah, que tal sabe você experimentar batido na coqueteleira e me conta o resultado?
Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search