fevereiro 22, 2019

L'Aperitivo: Grappa

E a maravilha da amizade

No rigoroso inverno dos campos de cima da serra gaúcha é o café de chaleira com graspa que aquece o corpo antes da lida no campo. Foi assim, pela necessidade de um tempo de escassez, que nasceu a Grappa no sopé dos Alpes Italianos entre os séculos XI e XIV, buscando retirar tudo que era possível do mosto restante da vinificação.

Ao norte de Veneza, coube a Bassano del Grappa, cidade gemella de Nova Bassano, registrar o nascimento desse destilado. A bebida que no passado trazia conforto e energia aos mais pobres, hoje é oferecida nos melhores restaurante e bares do velho mundo. Seu fabricante mais antigo ainda em operação é a Bortolo Nardini fundada em 1779.

Por ter traços muito marcantes sempre me pareceu melhor beber a grappa pura. Até que em dezembro de 2014 em uma noite de aperitivos italianos no Armazém Artusi, numa conversa de balcão surgiu um drinque que harmoniza a personalidade da grappa, a pluralidade da tônica, o cítrico do limão siciliano e o vermelho aquarelado do Aperol: o Alice.


A receita criada naquele dia tem bastante importância para nós do Cucina Artusiana, não só por ser autoral ou ter nascido no Armazém, mas principalmente por remeter a valiosa amizade com Alice Gussoni, essa mineira talentosíssima que temos a felicidade de compartilhar essa existência.

Ingredientes:

50ml de Grappa
Água tônica
Aperol
Fatia de limão siciliano
Gelo

Em um on the rocks repleto de gelo acrescente a Grappa e a água tônica até quase encher o copo, adicione a fatia de limão siciliano e para completar verta lentamente um pouco do Aperol tingindo a pintura, digo, a mistura. Um canudo curto fecha o preparo.

Importante: A Grappa tem graduação alcoólica alta (entre 37,5% e 60%), beba bastante água entre um Alice e outro.

Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

Um comentário:

  1. Queridos! É um privilégio compartilhar essa vida com vocês. Aplausos pro drink mais saboroso do mundo!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search