agosto 28, 2014

Fermentação Natural - Um projeto

Protelei muito escrever sobre fermentação natural aqui por dois motivos: 1) não sabia quase nada sobre e 2) é um tema aparentemente muito simples, mas na verdade complexo. O assunto vai longe e quem está com intenções de produzir seu próprio fermento tenha consciência de que ele precisa de dedicação. É legal? Muito. Faz diferença realmente no resultado do pão? Infinitamente. Vale a pena? Se você gosta e costuma fazer pães com frequência, super vale. 

Quando escrevi o post sobre a ciabatta, o fermento que eu utilizava foi um presente do Fabiano Pãozeiro depois de um curso básico sobre fermentação natural que fiz com ele. Depois de uns 2 meses não consegui dar continuidade e o Fermento (assim se chamava o meu levain) morreu. Sou uma péssima mãe.

Depois desse post recebo muitos e-mails de leitores pedindo para que eu ensine a fazer o levain. Querem ideias, dicas, resoluções de problemas, sugestões, receitas etc. E realmente me incomodava não poder responder a todos do jeito que gostaria, fora que eu também tenho um grande interesse pelo tema.

Por isso, nos últimos dias baixei a cabeça para estudar e elaborei um projeto para o mês de setembro onde postarei o dia-a-dia de um novo fermento, o Fermento II. Além de começar o levain do zero, tratarei de assuntos que tem a ver com a panificação e que podemos levar para o uso doméstico. 

Você pode acompanhar pelo Facebook, pelo Instagram  ou ainda cadastrando seu mail ali do lado para receber o boletim do Cucina Artusiana. Quem estiver fazendo o seu fermento também, pode mandar fotos para o carla@cucinaartusiana.com que coloquei nos posts do projeto.



No próximo post: utensílios e ingredientes necessários para o começo de um novo fermento.
Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações. 

2 comentários:

  1. Perfeito este tema que será abordado.

    O livro Pão Nosso (Luiz Américo Camargo), tem receitas caseiras com o fermento natural.
    Tenho testado todas.
    São excelentes!


    ResponderExcluir
  2. Carla, tenho muita vontade de ter meu próprio levain, tentei uma vez, mas tbm morreu em um curto tempo. Estou saindo de viagem nessa próxima semana, senão faria junto com vc...qdo voltar olho tudinho e tento outra vez!
    Bj e boa fermentação!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search