maio 07, 2014

Melanzane grigliate [Berinjelas grelhadas]

"Reduzir a ingestão de calorias sem comprometer o sabor e o charme de uma refeição é a proposta da oficina que busca na culinária italiana tradicional o equilíbrio entre boa mesa e saúde. Através de ingredientes simples e frescos visitaremos pratos italianos saudáveis que nos permitirão entender que a mesa italiana vai muito além da pizza. Fundamento: la pasta fresca."

No último sábado foi realizada a primeira oficina do Spazio Gourmet, projeto que nasce da parceria entre o  Cucina Artusiana e a Rivista Oriundi com apoio da Società Massolin de Fiori, que teve como proposta a ideia acima. Foi uma manhã super bacana, com pessoas queridas e muito dispostas. A partir de um menù completo falamos sobre culinária italiana, sobre viagens para Itália, utensílios, sabores típicos, livros, vinhos, azeite, pães... Rimos, comemos e bebericamos. Fiz os participantes colocarem a mão na massa e o resultado foi lindo. Adorei e não vejo a hora de chegar a segunda edição. Em breve divulgo aqui.

Porém, um dos acompanhamentos não tivemos tempo de executar em aula. Mas não tem problema, pois trago agora a receita dele.
Melanzane grigliate

Ingredientes

04 berinjelas
250 gramas de molho de tomate
100gr de parmesão
150gr de mozzarella - Usei muçarela.
Orégano ou tomilho
100ml de azeite
Sal

Lave as berinjelas e corte em fatias de 0,5cm.

Espalhe as fatias em uma assadeira forrada com papel manteiga, pincele com azeite e tempere com sal. Leve ao forno por 10 minutos. Vire do outro lado, salpique com orégano ou tomilho e deixe por mais 4 minutos.

Sobre cada fatia, coloque uma 1 colher (sopa) de molho de tomate, uma fatia fina de mozzarella e uma folha de manjericão.  Em um prato refratário, disponhas as fatias uma por cima da outra (sugiro 3 fatias). Antes de servir salpique um pouco de queijo parmesão e leve ao forno para gratinar a 200ºC até o queijo derreter.

Outra possibilidade é grelhar as fatias de berinjela em uma frigideira bem quente, sem óleo nem nada. Deixe 5 minutos de cada lado, e depois é só seguir a receita a partir da montagem com molho e queijo.



Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

2 comentários:

  1. Carla que delícia. E que foto! Adorei e quero provar.
    Beijos,
    Amanda

    ResponderExcluir
  2. Espetáculo! Gostamos muito aqui em casa. Eu faço na frigideira e depois no forno. Incrível que será o jantar de hoje, sendo que já está montada e levarei ao forno na hora do jantar!
    Abraços!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search