setembro 25, 2012

Tagliatelle verdi alla rustica - Artusi 70 e 104 [Tagliatelle de espinafre com molho rústico]

Sim, estou viciada em fazer massa caseira. Eu pego a minha máquina, assim como uma criança pega o brinquedo novo, e me divirto por algumas horas. Sei que falando assim parece que sou meio abobadinha, mas tem algo de lúdico em fazer a massa, abrir ela "à manivela" e depois cortar. E acho que é este lúdico que faz tanta gente se apaixonar pelo cozinhar. Estou errada? 

Agora o meu desejo é um "varal" para secar a massa fresca de uma maneira mais uniforme. Como se faz isso em apartamento, gente?! 

Hoje, embora super resfriada e me achando péssima, decidi que merecia um almoço digno. Como cancelei os compromissos (que pessoa fina!) tive um tempinho para curar os males mexendo na farinha. 

As duas receitas chegam até aqui via Artusi que, depois de algum tempo, eu retomei como livro de cabeceira. Cada vez que folheio suas páginas descubro receitas que antes haviam passado despercebidas. E isso é muito bom. 


Tagliatelle verdi e sugo alla rustica

Tagliatelle verdi - Artusi 70 - Tagliatelle de espinafre 

Ingredientes

1/2 maço de espinafre (depois de cozido: 01 punhado)
01 ovo médio
150 gramas de farinha de trigo + para a hora de abrir

Retire as folhas dos espinafre dos talos, lave bem e as cozinhe. Eu costumo cozinhar o espinafre no vapor, por 10 minutos. Deixe esfriar e esprema para retirar a água. Triture o espinafre o máximo que conseguir. 

Em uma tigela misture o ovo e o espinafre. Na superfície de trabalho, coloque a farinha, faça um buraco no centro e derrame o líquido. Sove até ficar uma massa macia, mas bastante consistente. Dicas para massa caseira, clique aqui.


Sugo alla rustica - Artusi 104 Molho rústico

Ingredientes

02 dentes de alho picados
1/2 xícara de salsa picada
Manjericão fresco
6 tomates maduros
Azeite de oliva
Sal e pimenta

Refogue em bastante azeite os dentes de alho, acrescente a salsa e o manjericão. Cuidado para que o alho não queime. Acrescente os tomantes picados e deixe cozinhar por 15 minutos em fogo baixo. Tempere com sal e pimenta. 

Artusi sugere que o molho seja peneirado, mas eu prefiro molhos vermelhos "pedaçudos", então não penerei.

Cozinhe a massa em bastante água fervente por 5 minutos (máximo!), escorra e salteie com o molho. 
Sirva imediatamente.



Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

6 comentários:

  1. Morri de vontade! Adoro massa fresca com espinafre... Sempre opto pela verde nos restaurantes! Beijos e melhoras!

    ResponderExcluir
  2. Carla que delicia!! Também gosto de fazer massas, mas nunca incrementei com nada. Tenho vontade de fazer essa sua com espinafre.


    Bjuuu e boa noite!

    ResponderExcluir
  3. Secar as massas também é um problema em casa, vou espalhando panelas com os cabos virados para baixo pela cozinha toda, pensei no escorredor de louças mas não achei muito higiênico. E por fim: obrigada pela receita, estava atrás de uma receita de massa com espinafre há tempos e matutando um jeito de fazer sem receita :P
    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Carla,
    nunca fiz massa caseira, mas estou convencida de que são mais saborosas, além de servir como terapia.
    Você está certíssima em se dar um almoço digno, e em brincar com a sua manivela.
    Quando eu foi grande e tiver mais tempo, vou querer fazer massa caseira, como você!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Carlaaa..que delícia de massa é essa...não consegui participar do seu workshop no encontroo...passa as receitasss pleaseee!!! Bjsss lindona!!!

    ResponderExcluir
  6. Meu pai sempre fazia a massa em casa. Ainda temos o cilindro para o corte da massa, que é uma relíquia: era da minha nonna italiana, que ganhou logo no começo do casamento (isso uns 50 anos atrás). Para secar a massa, meu pai fez um suporte de madeira q vc encaixa as barras (feitas de um material como cabos de vassoura, sem novinhos em folha) na base, de forma q fique uma sequencia inclinada e o ar que entrava no nosso ap secava todas as tiras igualmente... ele fazia o macarrão com um mimo que as tiras ficavam perfeitamente iguais rsrs uma delícia!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search