janeiro 25, 2019

L'Aperitivo: Americano

O ano era 1861, Pellegrino Artusi talvez estivesse rascunhando as primeiras páginas de sua mais famosa obra quando, a 300 quilômetros de Florença no Caffè Campari em Milão, Gaspare Campari misturava, num copo com muito gelo guarnecido com meia fatia de laranja, seu bitter com Punt e Mes, batizando a invenção de Milano-Torino por conta da origem de seus ingredientes: o amargo Campari de Milão e o doce Vermute de Turim, trazendo o equilíbrio que caiu no gosto dos italianos.

Porém, foi só nos idos de 1910, para amenizar o sabor marcante da bebida, que turistas norte-americanos passaram a acrescentar água gaseificada à mistura. A nova receita após se popularizar acabou rodando o mundo com seu novo nome: Americano. O aperitivo venceu até as barreiras da lei seca nos Estados Unidos dos anos 1920 por ter seus ingredientes considerados medicinais!

Na minha pesquisa não encontrei registro algum de que Artusi teria consumido esse drinque, mas com o paladar refinado que tinha, no momento intenso da história em que viveu, prefiro acreditar que ele se deliciou com essa bebida que segue sendo uma pedida certa nos melhores bares.



Ingredientes:

1 porção de Bitter Campari
1 porção de vermute tinto doce
Água com gás
½ fatia de laranja
Gelo

Pra fazer é bem fácil:

Num copo old-fashioned com bastante gelo misture partes iguais (30ml por exemplo) de Bitter Campari e Vermuth Punt e Mes (ou o vermute tinto doce que você tiver em casa), complete o copo com água gaseificada e guarneça com meia fatia de uma laranja bem suculenta. Pronto, você já pode experimentar um sabor com mais de um século e meio de história.



Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search