junho 21, 2017

Pasta e Fagioli [Sopa de Massa e Feijão]

Massa e feijão são ingredientes que casam super bem. É uma bomba calórica? É! Mas vocês sabem como estão os termômetros aqui no sul? Temperaturas negativas. Tá valendo. 

Sempre faço este prato aqui em casa, que acaba recebendo o status de sopa. Geralmente faço com o nosso feijão preto mesmo. 

Na Itália este preparo é tido como um primo piatto, aquele responsável pelo carboidrato da refeição, e é feito em praticamente todas as regiões. Obviamente com suas variações, e estas variações vão desde o tipo de ervas aromática que se usa (sálvia, alecrim, mangerona), o tipo de gordura (lardo, presunto ou bacon) até o tipo de massa. 

A receita que trago hoje é aquela mais difundida e é feita com o feijão borlotti, o feijão rajado. Aqui no sul é um feijão difícil de conseguir, então fiz com o feijão branco que acho ótimo para sopas. Quase fiz com o feijão-arroz que comprei subindo a serra tempos atrás, mas fiquei com receio de não a consistência desejada. 


Pasta e Fagioli - Sopa de massa e feijão

Ingredientes - Para 2-3 pessoas

250 gramas de feijão rajado seco - Usei o branco
01 folha de louro
01 dente de alho
01 ramo de alecrim
Azeite
1/2 cenoura
1 pedaço de aipo
1 cebola pequena
50 gramas de bacon
100 gramas de molho de tomate
150 gramas de massa seca curta - Usei Padre Nosso
Sal e pimenta a gosto

Deixe o feijão de molho por 12 horas. (Isso é importante não só para hidratar o grão mas também para tirar as toxinas dele, aquelas que causam pum.)

Coloque o feijão na panela de pressão com a folha de louro, o alecrim e o dente de alho dividido ao meio. Cubra a capacidade indicada de água para a sua panela e cozinhe por 40 minutos em fogo médio. 

Cozido? Retire as ervas aromáticas da panela e separe menos da metade e bata no liquidificador com um pouco da água do cozimento. Reserve. Este creme vai ajudar na consistência do prato. 

(E aqui eu fiz um pouco diferente de todas as receitas que pesquisei. Optei em bater o feijão antes do próximo passo, ou seja, só cozido. As receitas italianas indicam fazer o creme de feijão depois da próxima etapa, já temperado.)

Em outra panela faça o battuto: pique a cebola, a cenoura e o aipo. Refogue em azeite e crescente o bacon picado. Refogue mais um pouco e acrescente o feijão cozido e a água do cozimento. Adicione o molho de tomate. Acerte o sal e pimenta. Eu tive que acrescentar mais água e usei um caldo caseiro de carnes que eu tinha congelado. Não esqueça que você vai cozinhar a massa aqui, precisa de um tanto de líquido.  Cozinhe por uns 20 minutos em fogo médio. 

Passado os 20 minutos adicione a massa e a cozinhe até fica al dente.  Adicone o creme de feijão e, mexendo sempre, incorpore o creme em todo o preparo, cuidando para não grudar na panela, pois este prato tem muito amido,

Sirva imediatamente, fumegante, quentinho, saboroso.  Aconselho usar um bom fio de azeite e uma pimentinha moída na hora. 


Gostaram? Para quem está entrando hoje no inverno é uma super dica.

Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações. 

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search