julho 15, 2014

Croccante - Artusi 617 [Crocante de amêndoas]

Mais uma para entrar na categoria "não receita" de tão simples que é.

Vem lá do Artusi e, o mais engraçado é que a nota de pé de página desta receita é muito maior do que a própria. Nota não de Artusi, que este não era dado a muitas delongas quando não era preciso, mas de Alberto Capatti, seu pesquisador, que acaba fazendo diversas considerações sobre a "onomatopeia" do crocante e de como essa receita se difundiu por boa parte da Itália.

Como hoje estou mais simples que estes crocantes, vamos direto ao que interessa.

Nas orientações de Artusi uma é a mais importante: a cor do açúcar deve resultar cor canela, caso contrário, fica amargo. 


Croccante - Artusi 617

Ingredientes

120 gramas de amêndoas 
100 gramas de açúcar

Prepare uma superfície (papel manteiga, papel alumínio) untada com manteiga.

Tire a pele das amêndoas e corte-as em pedaços - você pode triturar mais, eu optei em cortar em quatro, ao comprido-, e coloque por 5 minutos em forno quente para secar. Cuide para que não torre. Enquanto isso coloque o açúcar em uma panela pequena e coloque em fogo baixo. Quando o açúcar derretido começar a escurecer (lembre-se: cor de canela), incorpore as amêndoas e mexa bem. Ideal aqui é o uso de uma colher de pau. Misture bem para que todas as amêndoas sejam carameladas. Faça pequenas porções na superfície untada e espere esfriar. 

Artusi sugere outra alternativa: depois de secar as amêndoas, triture-as e, na hora de colocar à calda de açúcar, coloque também um pedaço pequeno de manteiga. 


Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações. 

3 comentários:

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search