maio 27, 2014

Fricassea - Artusi 256

Sim, fricassea vem do francês fricassée, que é bisavô do nosso fricassê com creme de leite e batata palha.

Fricassea é um modo de preparo para carnes macias e em pedaços, principalmente as brancas como o frango ou até mesmo vitela, cozidas em molho branco (não esse que você está pensando) e finalizado com outro molho, uma mistura de gemas e suco de limão. Isto, nas receitas mais antigas, pois hoje pode ser preparado das mais diversas maneiras, como por exemplo, substituindo o suco de limão por vinho branco e não usando gemas para deixar cremoso o molho.

Já fricassée na França se destina a cozidos de carne ou legumes em pedaços preparado em molho branco ou escuro. Quando de carne, esses pedaços são cozidos com batatas, cebolas e cogumelos. Hoje podemos encontrar infinitas variações deste prato, mas o de frango ainda é o mais conhecido.

Aqui o nosso fricassê é geralmente feito com frango desfiado, creme de leite ou requeijão e recebe como acompanhamento batata palha. Muitas vezes vai ao forno. (Eita, pratinho que não me agrada muito, não.).

Como este blog é mais "ortodoxo que caixa de Maisena", como diz o Analista de Bagé, a nossa receita vem lá do tio Artusi e, embora esse lance de misturar gemas com suco de limão possa parecer meio estranho, o resultado foi excelente e eu super recomendo.


Fricassea

Ingredientes

500 gramas de peito de frango (ou carne de cordeiro, vitela...)
50 gramas de manteiga
05 gramas de farinha (uma colher de sopa rasa basta)
300ml de água quente
02 gemas
Suco de 1/2 limão
Bouquet garni (usei tomilho, alecrim, louro e cabinhos de salsa)
Sal e pimenta a gosto

Corte o peito de frango em cubos. Em uma panela média, coloque metade da manteiga para esquentar. Quando começar a "borbulhar", coloque o frango e refogue por uns 10 minutos. Retire o frango da panela e reserve.

Com a panela ainda no fogo, acrescente a farinha e faça um "roux" homogêneo e levemente dourado. Adicione a água aos poucos, mexendo sempre. Coloque o bouquet garni, os pedaços de frango já refogados e o resto da manteiga. Tempere com sal e pimenta. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por 15-20 minutos. Retire do fogo e acrescente as gemas misturadas com o suco de limão. Misture bem para que resulte um molho cremoso e homogêneo. Sirva quente.

(Você pode salpicar cascas de limão na hora de servir.)

Observação: antes de colocar a farinha para preparar o roux, coloquei 1/2 cebola bem picadinha para refogar. Depois, segui a receita normalmente. 


E você, o que achou da ideia? Eu adorei. Louca para fazer de novo.

Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações. 

4 comentários:

  1. Olá Carla!
    Tem um aspecto delicioso!
    A minha mão fazia um fricassé idêntico a este, e fazia com frango, outras vezes com pescada, também era muito bom.
    É sem dúvida uma receita a experimentar!
    Beijinhos
    Lena
    http://cookingbooksblog.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Tenho pavor de fricassée e mais ainda de batata palha industrializada. Mas esse
    fricassea me interessou. Só fiquei preocupada dessa mistura de gemas e limão talhar.Algum truque?

    ResponderExcluir
  3. Lili,

    Não precisa ficar preocupada. Faça a mistura de gemas e suco de limão no instante que for colocar na panela. Não tem erro.

    Beijos!!!
    Carla

    ResponderExcluir
  4. Carla!

    Notícias da cozinheira em formação de Brasília: fiz esse frango ontem no jantar! Deu certinho, matei todo mundo de comer... kkkk
    Só não usei a salsa pra agradar os convidados e coloquei sementes de coentro.
    Viva tio Artusi nas mãos de Carlinha!!!
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search