janeiro 21, 2014

Spumone di the - Artusi 771 [Spumone de chá]

Leiam isso:

"- Bom dia, por favor, um café com leite grande e um pedaço de bolo de milho.
- O senhor quer um espumone grande, é?
- Uhn...?
- O senhor quer um espumone grande, é? (falando mais alto, afim de que eu realmente entendesse o que ela estava falando).
- Não, eu quero um café com leite grande e um pedaço de...
- Aqui café com leite é espumone, sabia não? 
- Não, eu não sabia. Se você me garante que este espumone é um café com leite comum, eu aceito.
- É sim, só que em italiano.
- Uhn...?
- Espumone é café com leite em italiano (novamente com um aumento de decibéis, como que para compensar minha cara de lesado dependente de cafeína com claros sinais de abstinência).
- Olha, eu não sei quem te falou isto, e eu acredito que você foi treinada para acreditar, mas decididamente não é italiano.
- É sim, é por causa da espuma do leite.
- Spumone é uma sobremesa italiana feita de 3 ou mais camadas de sorvete, as vezes com frutas cristalizadas ou castanhas, pistache, etc. - o que aqui no Brasil gerou um primo mais pobrezinho, que costumam chamar de Napolitano. Mas nunca foi café com leite, acredite em mim.
- KERRYANNE (berro que ecoou pelo saguão do aeroporto), pelamordasanta, atende este homem aqui que hoje eu não estou com paciência!"

Este diálogo foi retirado do blog Crônicas Gulosas, escrito por Wair de Paula. É um dos meus textos favoritos dele e, desde que o li, fiquei com a ideia fixa de fazer um spumone.

Spumone é um doce italiano que entra na categoria dos gelati, ou melhor, dos semifreddi. É um doce refinado e que apresenta variações dependendo da região italiana: o salentino, na Puglia, é feito com creme de chocolate e avelãs; no Piemonte é feito basicamente com mascarpone e creme de leite. E, como bem escreveu o Wair, muito parecido com o nosso napolitano. Já no livro do Artusi, achei uma receita que difere bastante das receitas mais clássicas, pois ao contrário delas não é um doce em camadas e sim uma massa única que deve ser congelada. Ah, e com sabor "chá". 

Já vi também aqui pelo Brasil, chamarem de Spumoni ou Espumone o famoso sorvetão feito com leite condensado, creme de leite e gemas, coberto com calda de chocolate, colocado em forma de pudim para congelar. Eu adoro! 




Spumone di the

Ingredientes

250 gramas de creme de leite fresco
200ml de água
100 gramas de açúcar
15 gramas de um excelente chá
03 gemas de ovos
03 folhas de gelatina incolor sem sabor

Ferva a água e retire do fogo. Adicione o chá e deixe em infusão por 40 minutos. Coe e reserve.


Misture as gemas com o açúcar e misture. Reserve. Coloque o chá para esquentar e, antes de levantar fervura (84ºC) retire do fogo. Coloque um pouco na mistura de gemas, misture e derrame este creme no restante do chá. Leve novamente ao fogo baixo mexendo sempre e cuidando para não ferver. Vá alternando fogo e fora do fogo para não correr o risco que a mistura ferva e se encha de grumos. 

Essa primeira etapa é um quase creme inglês e pode demorar um pouco para ficar mais espesso. Muita calma, nada de fogo alto. 

Retire do fogo, coloque a gelatina hidratada previamente por 1 minuto, e mexa bem. Passe por uma peneira e deixe esfriar (até mais ou menos 28ºC).

Bata o creme de leite em ponto de pré chantily e incorpore o creme de chá. Misture delicadamente até formar uma massa homogênea. 

Coloque em uma forma - de silicone ou alumínio-, e leve para o congelador por 4h. 
Retire do congelador alguns minutos antes de servir.

Dica: é importante que o chá usado seja muito forte e de qualidade. Eu usei um bom chá preto com amêndoas, mas usei metade do pedido na receita e acho que sim, faltou mais sabor. Então, não façam como eu que quis miseriar na receita.


Para quem ainda não conhece, recomendo o blog "Crônicas Gulosas". Não vou falar mais nada, só que vá lá e se deleite com os textos do Wair. 


Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações. 

2 comentários:

  1. Carloca, saudade de vir aqui, confesso que o motivo foi o spumone, porém, grata surpresa do destino, conheci o blog do Wair, que tem me feito algumas visitas e comentários bacanas. Já fui até ele me desculpar a demora e conhecer seu blog muito bacana. Querida, sau dade de você. Beijis

    ResponderExcluir
  2. Orgulho! Citado e elogiado por uma de minhas blogueiras preferidas. Muito obrigado, e excepcional receita. Abraço imenso & grazzie mille

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search