novembro 13, 2013

Champignon Ripieni [Cogumelos paris recheados]

Gravataí, cidade em que moro, tem uma zona rural muito grande. São lugares super bonitos, rodeados de morros e verdes. Muitas vezes José e eu saímos para os lados da Morungava (RS 020) ou no sentido para Glorinha (RS 030) só para curtir a paisagem, comprar alguns produtos de beira de estrada, tirar umas fotos bacanas.

O fato é que existem muitos produtores rurais na cidade mas são pouquíssimo conhecidos. Há algumas feiras de bairro, mas desconheço se são os produtores que vendem direto para o consumidor. Há uma secretaria da agricultura na qual já tentei contato para saber quem são e onde estão estes produtores, mas não obtive sucesso. 

A ideia aqui no Cucina Artusiana é começar a usar cada vez mais produtos locais e também divulgar estes produtores. Dias atrás fiquei sabendo do Sítio do Guido que entrega cestas orgânicas em casa e já estou usando o serviço. Uma delícia receber cedinho produtos orgânicos na porta de casa. Tudo fresco, lindo. 

Este cogumelos, por exemplo, vieram de um amigo, o Bernardo, que está produzindo algumas coisas na chácara da família. Até fomos visitar o lugar que é super bonito e, pelo que senti, daqui a pouco teremos boas beringelas figurando por aqui.

A receita que executei com os cogumelos é a clássica "cogumelos recheados" e não tem nada de complicado e pode ser feita com outras variedades de funghi.


Funghi champignon ripieni

Ingredientes

Cogumelos champignon grandes
Cebola
Alho
Farinha de rosca
Queijo parmesão ralado na hora
Caldo caseiro de legumes - ou água (pouquinho, pouquinho)
Salsinha
Pimenta
Azeite de oliva
Sal

Limpe os cogumelos: passe um paninho úmido, bem torcido, na cabeça do cogumelos. Com cuidado retire o cabo e reserve. Com o cogumelo virado, puxe a pele dele para cima, para retirá-la. Coloque os cogumelos virados em uma assadeira untada com óleo. 

Limpe os cabinhos e corte em pedaços pequenos. Refogue a cebola e o alho, acrescente o cogumelos e deixe refogar mais um pouco. Coloque um pouquinho de caldo (3 colheres sopa) ou a água para não queimar. Tempere com sal e pimenta. Desligue o fogo. Adicione a salsinha picada, a farinha de rosca e o queijo parmesão ralado. Faça uma pasta e com ela recheie cada um dos cogumelos. Leve ao forno pré aquecido a 230ºC por 10 minutos. Pronto!

Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações. 

Um comentário:

  1. Carla, a foto está linda e a receita parece mesmo simples, fiquei tentada, pois o resultado é tentador!
    Um ótimo feriado p vc!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search