Nem lembro qual foi a última vez que postei um doce por aqui. Para reestabelecer minha relação com o açúcar decidi trazer essa receita clássica italiana: zabaione. E mais: artusiano, pois Artusi faz tempo que não dá as caras também.
O zabaione (ou zambalione ou zabaglione) é um creme doce, denso e espumoso que se prepara cozinhando em banho maria gemas, açúcar e vinho licoroso, geralmente marsala. É uma receita fácil de ser executada, pede poucos ingredientes e é bastante versátil. Pode ser consumido puro, apenas polvilhado com canela; pode ser consumido morno com biscoitos, pão de ló ou fatias de panetone; pode ser usado como molho doce para outras sobremesas, como pudins, frutas (pêssegos, mangas...) e até mesmo com as frittelle, as friturinhas italianas de carnaval, e ainda pode ser recheio de tortas quando incorporado ao chantilly. Enfim, é uma receita que pode ser usada e abusada.
O vinho recomendado é o marsala, mas já vi várias receitas sugerindo vinho madeira e porto. Artusi ainda diz: "se deseja o zabaione mais espirituoso, acrescente uma colherinha de rum". Eita!
Zabaione - Artusi 722
Ingredientes
03 gemas de ovos frescos - usei orgânicos fresquíssimos que ganhei da minha vizinha
30 gramas de açúcar refinado
150ml de vinho Marsala*
* usei apenas 30 gramas de vinho do porto, pois já fiz com 150ml e ficou muito, mas muito forte. Parecia um daqueles fortificantes do século passado. O que não deixa de ser, na verdade, o zabaione, né?! Uma bela gemada batizada com vinho licoroso, levanta até defunto...
Ok, considerações à parte, segue o modo de preparo.
Coloque uma panela pequena com água para ferver. Em uma tigela, ideal para banho maria, coloque as gemas peneiradas e o açúcar. Misture bem. Acrescente o vinho e leve a tigela para o banho maria, que deve ser apenas com o calor e não com contato com a água. Com um fuê bata o creme sem parar por aproximadamente 10 minutos. Atente mesmo para que as gemas não cozinhem no fundo. O creme deve resultar denso e espumoso e de coloração clara. Esse meu foi feito com ovos "da colônia", com gemas de um cor de laranja muito vivo, e eu não consegui deixar mais claro. Coloque em tacinhas de vidro, se for servir puro. Aconselho que sirva em porções pequenas, pois o zabaione é bastante forte, não necessita de uma porção muito grande para satisfazer.
Se você gostou do post comente e compartilhe
com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na
cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.
Olá Carla!
ResponderExcluirAdoro Zabaione! Tu não tens nehuma receita de Sorvete de Zabaione? Obrigada por compartilhar esta receita deliciosa! beijo
Nara
Oi, Nara!
ResponderExcluirTenho a receita, sim! Deixa chegar o calor que posto aqui. ;)
Beijo e obrigada pelo comentário.
Restabeleceu muito bem! bjs
ResponderExcluirOi, amore! Realmente, faz tempo que não aparece um dopce por aqui, amiga...porém ao publicar, fizeste com maestria!!! A foto deste doce está um escândalo! Muito cremoso...quase dá para tocar! E a cor, então...e estas bolinhas de ar...11 !!!!!
ResponderExcluiramo um docinho! amei a receita! que bom que fez as pazes com o açúcar!
ResponderExcluirQue rica cara desse creme! Fiquei com vontade!
ResponderExcluirFoto linda e tentadora, creio que já experimentei com frutas, mas foi quando ainda não questionava sobre nome ou ingrediente de receita (ou seja boba e alienada,rs)!!Pena não ter um Marsala!
ResponderExcluirBj,
Zabaione. Só o CA pra me trazer receitas que meu pai adorava e sempre comentava ou fazia. Fiquei saudosista.
ResponderExcluirOlá, alguma novidade sobre a receita de sorvete de Zabaione?
ResponderExcluirUma colega perguntou em 2012, mas não encontro a receita postada...