setembro 09, 2011

Mimos de amigas e Cenci - Artusi 595

Semana passada foi a formatura de palco de meus colegas da Letras. Fui prestigiar alguns amigos e acabei saindo de lá com dois presentes (eu também havia me formado dias antes em gabinete)!!!!!!!!!!

Um dos presentes foi a Maria Cristina que me deu. Uma travessa linda, linda cheia de corações para "enfeitar o teu blog". Que fofa! A Cris vai ser uma daquelas colegas que sentirei muita saudade. Começamos o curso juntas, fizemos várias disciplinas, tomamos muitos cafezinhos no Bar do Antônio e foi ela quem mais teve que ouvir meus "choramingos em italiano" durantes estes 6 anos. Só ela sendo mãe mesmo para me aturar dessa maneira. Só alguém com instinto materno para me acolher com tanto carinho.

O outro presente veio da Carina, minha amiga uruguaia: ingresso para o novo show da Ná Ozzetti, minha musa, nossa madrinha. Conheci a Carina em uma aula de Norma Culta da Língua Portuguesa em 2005. Eu tinha uma foto da Ná colada da capa do caderno (ahhhh, eu sou fã mesmo!) e como ela conhecia, começou um papo sobre música. Ficamos amigas, moramos juntas, nos afastamos, nos reaproximamos, e sábado iremos juntas ao show.


Já os cenci que busquei no Artusi foi em função da tarde chuvosa que faz aqui em "Cacimbinhas". Lendo a receita ela me pareceu com "cuecas-viradas", típica guloseima que se faz em dias de chuvas.

Meninas, adorei os presentes! Obrigada pelo carinho.

Cenci - Artusi 595

"Basta esta quantidade para fazer um grande prato"

Ingredientes

240 gramas de farinha
20 gramas de manteiga - em temperatura ambiente
20 gramas de açúcar
02 ovos
01 colher (sopa) de acquavite [cachaça]
01 pitada de sal
Óleo para fritar
Açúcar de confeiteiro para polvilhar depois de frito.

Misture todos os ingredientes em uma tigela, polvilhe a superfície de trabalha com um pouco de farinha e amasse a massa por aproximadamente 10 minutos. Faça uma bolinha, coloque na tigela novamente e deixe em repouso por 30 minutos. Enquanto isso prepare o óleo para fritar, o prato com papel absorvente e o açúcar de confeiteiro para finalizar. 

Abra a massa com um rolo até com 2mm de espessura (do tamanho de um "escudo" diz Artusi). Corte com a ajuda de uma faca ou de um cortador*. Frite em óleo quente, escorra e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

*Artusi sugere que seja tiras de um palmo de altura e três dedos de largura. Fiz menores.

Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

6 comentários:

  1. Ai, que delícia, Carla! Por aqui, chamamos de "Grostoli"...e realmente é ótimo para os dias de chuva...olha que SOL lindo hoje, menina...Um bom findi, queridona!!! Bjkas.

    ResponderExcluir
  2. Carla,
    Parabéns pelos presentes super legais!
    Menina cueca virada a gente perde a cabeça e come muito, porque é deliciosa!
    Amei a receita!
    Bjinhos e boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, você é uma artista! Teus dotes de culinarista e de fotógrafa fazem tudo ficar muito lindo. Fico feliz que tenha gostado. É uma homenagem singela em relação à tua vitória, aos teus feitos, mas feita com muito carinho. Obrigada, querida por nos brindar com tanto mimos culinários e com a tua energia. Beijooo!

    ResponderExcluir
  4. Ahhhhh, eu queeeroooo, quero tuuudo!!
    Aqui na macro-roça iluminada custa a vir um show bom e qdo vem são os olhos e os lábios da cara. ;o(
    Se o show já passou espero que tenha se divertido horroores, e essa receiiita, ô môpai, pra que inventaram do ser humano engordar, hem, me conta, pq pq pq?

    Xerinhos, linda!
    Paty

    ResponderExcluir
  5. Em cada lugar leva um nome diferente, eu conheço por crostoli.
    Mas isso não tem importância nenhuma, leva o nome que levar, a delícia é a mesma.

    Parabéns pelos presentes, pela receita e pelas imagens.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Carla minha vó fazia, que saudade me deu agora! Isso é uma delícia!! bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search