setembro 26, 2011

Budino di Ricotta - Artusi 663 [Pudim de Ricota]

Geralmente os doces italianos não abusam muito do açúcar, portanto se você procura uma sobremesa bem doce pule esse post. Esse pudim que tirei do Artusi não cabe na categoria "doce mais doce que doce de batata doce".

Agora, se você quer algo diferente para servir aos convidados, aposte nessa receita. Sugiro ainda servir com uma calda de frutas vermelhas.  Hm, que tal? Tem a leveza da ricota, o toque das amêndoas e o perfume de limão.


Budino di Ricotta - Artusi 663

Ingredientes

300 gramas de ricota
100 gramas de açúcar
100 gramas de amêndoas - sem pele
05 ovos - temperatura ambiente
Raspas da casca de 01 limão
Manteiga e farinha de rosca para preparar a forma.

Pré aqueça o forno a 180°C.
Prepare uma forma de pudim untando com manteiga e polvilhando com a farinha de rosca.

Triture (liquidificador ou processador) as amêndoas com o açúcar. Reserve. Passe a ricota por uma peneira para que fique bem soltinha. Bata os ovos e acrescente o açúcar com as amêndoas, misture bem. Adicione as raspas da casca do limão e a ricota. Misture até ficar uma massa homogênea. Coloque na forma e leve ao forno por 40 minutos. Retire da forma quando esfriar. Sirva gelado.


Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

7 comentários:

  1. Humm, essa receita juntou tudo o que eu gosto muito. =)
    Vou me aventurar qualquer hora dessas.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. O bolo de ricota que faço vai farinha de trigo ao invés de amêndoa, e coloco uma maçã sem casca raladinha. Você deixa a amêndoa pedaçuda ou bate até virar uma farinha mesmo? Adorei :)

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que vou gostar dessa receita Carla, já que não sou a maior fã de doce muito doce que nem bata doce...rsrsrs

    Pena que a dieta me impede de tentar imediatamente...mas está na to do list para depois desses meses de tortura...

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Carla, teu blog é um deleite para os olhos! Além de receitas ótimas as fotos são excelentes... Amo receitas com ricota e adoro esse tipo de bolo (se é que dá para chamar assim). Deve ter uma textura maravilhosa. Vou fazer com certeza... Estou em uma fase de "contenção calórica", mas quando eu me permitir, farei com certeza. Venho te contar como ficou! Um beijão, Ju

    ResponderExcluir
  5. Mirella, eu "liquidifiquei" o açúcar com as amêndoas e deixei como uma farinha. Artusi (que pelo jeito não tinha processador nem nada...rs) diz para picar e colocar as amêndoas, junto com o açúcar, num pilão e reduzir a pedacinhos bem pequenos. Eu encurtei o trabalho. ;)

    Sara e Queila, se vocês gostam de doce-não-doce, vocês vão curtir mesmo.

    Stefânia e Ju, ahhhh, as calorias! Nós, blogueiras de gastronomia, deveríamos ser isentas disso, vocês não acham? Tenha dó, né?! Eu também estou nesta fase, mas confesso que é dose!

    Um beijos a todas e obrigada pelos comentários.

    ResponderExcluir
  6. Olá Carla, vim retribuir sua visita ao meu blog, e como curiosidade culinária é um tanto quanto tentador hehe, vim ver seu pudim, pois adoro pudim e igualmente adoro a ricota. Era esse que vc estava se referindo? Se for, amei a receita e se me permite vou levá-la comigo, adorei. Volte sempre à minha cozinha será muito bem vinda. Vou levar seu link prá poder acompanhar suas receitas.Amei seu blog...Beijnhos

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search