maio 05, 2011

Tema de casa: confit de tomates

Semana passada iniciou o meu tão esperado curso de gastronomia. Serão dois anos estudando e praticando técnicas culinárias, tipos de cozinha, tipos de pratos... Tudo com o intuito de melhorar cada vez mais. E a medida que as coisas vão acontecendo, eu trarei algumas dicas e receitas para compartilhar com vocês.

O "tema de casa" da semana eram três receitas: ratatouille, aros de cebola, e confit de tomates com tomilho.

Bom, o ratatoille eu já fiz aqui e os aros de cebola- que são fritos, eu terei que me convencer ainda de que devo praticar, pois fritura é uma coisa que não rola muito aqui em casa, não. Já o confit de tomates eu queria fazer há algum tempo e a hora é agora.

Utilizei duas indicações para fazer este confit. O livro que utilizamos no curso e o “Paixão pelo Sabor”, do Gordon Ramsay.

Confit de tomates com tomilho

“Para esta guarnição ou acompanhamento delicioso, os discos de tomates são macerados lentamente em forno baixo com azeite de oliva aromatizado, alho e tomilho aromático.” - Gordon Ramsay


Ingredientes

06 tomates italianos grandes
02 dentes de alho descascados e cortados em lâminas
Ramos de tomilho fresco
Sal e pimenta moída a gosto
Azeite de oliva para regar

Pré aqueça o forno a 80ºC – ou o mínimo possível do seu forno

Retire a pele e as sementes dos tomates. Você pode escaldar os tomates em água fervente por 2minutos depois de fazer um corte superficial em sua pele. Assim ficará mais fácil retirá-la. Corte em 4 cada um dos tomates e retire as sementes. Coloque as fatias em uma travessa refratária, regue com o azeite, coloque as lascas de alho, sal e as folhas de tomilho. Asse por 1h30 em fogo baixo, pincelando azeite pelos menos duas vezes durante o cozimento. Retire do forno, tempere com pimenta moída na hora, deixe esfriar e coloque em um prato. Cubra e leve à geladeira até o momento de servir.


Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações. 

Um comentário:

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search