fevereiro 22, 2011

A Síndrome do Fim e um Risoto Assado

As férias da faculdade estão acabando. Minhas últimas férias acadêmicas. Meu último semestre na graduação da Letras.

Até aqueles pesadelos famosos de final de curso eu já tive: no momento da formatura (que na verdade não farei) não recebo o canudo porque ainda faltam algumas disciplinas para cursar. E lá volto eu para a sala de aula... Nome disso: nóia. Mas para garantir já marquei uma conversa com a Comissão de Graduação para ver se está tudo certo mesmo. Vá saber!

Ao mesmo tempo em que dá aquele alívio de "até que enfim acabou", vem aquela dorzinha do fim, afinal, são 6 anos da minha vida de ida e vindas ao Campus do Vale. Café no Bar do Antônio, inicialmente almoço no RU (com direito a filas quilométricas) e agora eventuais almoços no "Chiques" da FAURGS. Cinco anos de apresentações em seminários, em congressos, em oficinas. Cinco anos com altos e baixos (e só eu sei o quantos os baixos me pesam!), cinco anos provando teorias acadêmicas: teoria da literatura, análise do discurso, teoria da tradução, língua italiana, terminologia. Várias possibilidades ali, na minha frente, e a vontade de provar todas, de flertar com todas.

Mas eis que explode a gastronomia na minha vida. E o que eu sempre gostei de fazer como um carinho para os amigos veio-me quase como uma necessidade acadêmica. Pensar a gastronomia pelo seu viés linguístico foi a forma que encontrei para unir duas pontas: a minha formação e a minha paixão. E seja o que deus quiser.

Mestrado? Vou tentar, sim. Gastronomia? Vou começar a desbravar mais seriamente. Ansiedade? Muita. Medo? Uma pitada. Fome? De conhecimento. Desejo? Que eu seja boa naquilo que faço.

Me desejem sorte!

Risoto assado com manteiga
(Do livro 200 Receitas Fáceis de Fazer)

Ingredientes

1 xícara de arroz para risoto - Usei arbório
2 xícaras de caldo quente de legumes
50 gramas de manteiga
50 gramas de parmesão ralado na hora
Sal e pimenta a gosto

Pré aqueça o forno a 180º C

Unte um prato ou panela refratária com um pouco de manteiga. Coloque o arroz e o caldo de legumes, tempere com sal e pimenta, mexa e tampe bem (use papel alumínio se necessário). Asse por 40 minutos. O arroz deve ficar macio mas com um pouco de caldo ainda. Derreta a manteiga em uma panela pequena por 2-3 minutos até escurecer. Tire o risoto do forno, misture o parmesão ralado e a manteiga. Sirva imediatamente.


Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search