janeiro 05, 2011

Beignet para receber a Befana

La Befana vien di notte
con le scarpe tutte rotte
con le toppe alla sottana
Viva, Viva La Befana!

Amanhã, 06 de janeiro, é dia de Reis e na Itália é dia da festa da Befana.

Pode-se dizer que a Befana é uma bruxa do bem. Embora voe numa vassoura e tenha uma aparência feia, ela é muito sorridente e, na virada do dia 5 para o dia 6, visita as crianças e deixa presentes em suas meias. Se a criança foi comportada durante o ano que passou, ganha balas e chocolates e se não, ganha um carvão (doce).

Segundo a lenda, os Reis magos se dirigiam a Belém para levar os presentes à Jesus, mas não conseguiam encontrar o caminho. Na estrada encontram uma velhinha e pediram informações para ela. Agradecidos pela ajuda, os Reis convidaram a senhora para acompanhá-los, mas ela não foi. Depois, arrependida, preparou um cesto de doces e foi procurar os Reis e o menino Jesus, mas não os encontrou. Na esperança de encontrar o pequeno Jesus, ela foi distribuindo doces em todas as casas onde encontrava uma criança. Desde então, gira o mundo dando presentes para as crianças.

Para receber a Befana deixa-se em cima da mesa um prato bem saboroso, uma laranja ou ainda uma taça de vinho. Na manhã do dia 06 as crianças saem ansiosas da cama a procura dos doces deixados por ela. 

Eu pensei em fazer os carvões, mas como todos nós nos comportamos muito bem no ano que passou, fico com a sugestão que Artusi dá para o dia da Befana: Pasticcini di pasta beignet (Artusi 631).

Eu fiz a receita da "pasta beignet" (patè à choux) do livro de Artusi, mas não sei se foi a minha descrença ou algo que eu tenha feito que a massa ficou toda granulada. A receita pedia somente 10 gramas de manteiga. Pensei até que pudesse ser um erro de digitação, mas procurei nas minhas três edições e em todas confirmam a quantidade. Muito estranho. O fato é que ficou terrível. Então decidi seguir a sugestão artusiana de beignet recheados com creme e cobertos com chocolate, porém a receita da massa é a que uso sempre.

Aliás, esta massa é a mesma utilizada para as bombas de chocolate, profiteroles, éclair e as zeppole (que serão feitas no dia 19 de março, dia de São José).

É uma massa básica e você pode rechear de diversas formas, inclusive com salgados (neste caso subtraia a colher de açúcar da receita abaixo).

Vamos ao nosso merecido doce e Viva la Befana!




Massa Choux

Ingredientes

01 xícara (240ml) de água
01 xícara de farinha
100 gramas de manteiga
4 ovos
01 pitada de sal
01 colher (sopa) de açúcar

Pré aqueça o forno a 250º C e prepare uma assadeira grande com papel manteiga.

Coloque a água e a manteiga em uma panela. Leve ao fogo e mexa até a manteiga derreter. Quando começar a ferver coloque de uma só vez a farinha. Retire a panela do fogo e mexa muito com uma colher de pau até ficar uma massa bem homogênea. Coloque esta massa em uma tigela fria. Acrescente um ovo e mexa para incorporar à massa. Somente depois de estar bem misturado é que se acrescenta o segundo, e assim sucessivamente. Coloque a massa, que deve ficar bem cremosa, mas não líquida, em um saco de confeitar. Use um bico largo e faça pequenos “bolinhos” na assadeira cuidando para deixar espaço entre eles, pois a massa cresce. Asse por 20 minutos em forno bem quente. Eles devem estar crescidos (altos) e dourados. Retire do forno e deixe esfriar.

Recheio de chantily

Ingredientes

350 ml de creme de leite fresco
02 colheres (sopa) de açúcar refinado – Usei açúcar baunilhado

O creme de leite deve estar bem gelado. Deixe alguns minutos no congelador antes de começar a bater o chantily, mas cuidado para que não congele. Na velocidade alta da batedeira bata o creme de leite e o açúcar até formar o chantily (3 min.). Deixe na geladeira até começar a trabalhar com os beignet.

Cobertura de chocolate

Ingrediente

250 gramas de chocolate ao leite

Derreta o chocolate em banho maria e coloque em um saquinho plástico. Faça um minúsculo furo na ponta do saco plástico para que o chocolate saia em fio. Reserve.

Montagem

Abra os beignet frios ao meio e recheie com o chantily. Depois que todos estiverem recheados e dispostos em uma travessa, faça desenhos sobre eles com o chocolate derretido. Leve a geladeira até o momento de servir.


Rend. 30 unidades

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search