novembro 28, 2010

Fagioli all’uccelletto – Artusi 384

Embora o título mencione “passarinho” (uccelletto) este é um ingrediente não utilizado no feijão típico de Florença. São feijões brancos cozidos e temperados com sálvia e molho de tomate.

Segundo Artusi o nome deriva particularmente do aroma da sálvia que é relacionado ao preparo dessas aves tão apreciadas na antiga tradição culinária toscana. Outros autores ainda dizem que mesmo sem ave no preparo da receita a presença da sálvia garante um gosto semelhante aos feijões cozidos com elas.

É uma receita típica e forma tradicional de cozinhar feijões na Toscana e a fama deste prato está relacionada não só ao seu nome contraditório, mas também a praticidade e a pouca quantidade de ingredientes.

O fato é que ficou uma delícia e é uma ótima receita para variar o uso de feijão branco.

Fagioli all’uccelletto - Feijões brancos cozidos

“Nos restaurantes de Florença ouvi chamarem de feijões all’uccelletto os feijões debulhados e cozidos desta maneira.” - Artusi


Ingredientes


500 gramas de feijão branco – 12 horas de molho

¼ xícara de azeite de oliva
Folhas de sálvia
01 xícara de molho de tomate
Sal e pimenta a gosto.

Depois de 12 horas de molho cozinhe os feijões por 1h em bastante água. Em uma frigideira coloque o azeite e a sálvia e quando estiver bem quente coloque os feijões já escorridos. Tempere com  sal e pimenta do reino a gosto. Refogue até incorporar o azeite. Coloque o molho de tomate e, se necessário, um pouco de água. Deixe no fogo por 5 minutos. Sirva.



Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

Um comentário:

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search