agosto 17, 2017

Ravioli Ricotta e Spinaci [Ravioli recheado com ricota e espinafre]

O tempo (parece) que está passando muito rápido. Meses passam assim ó, num piscar de olhos.

Dias desses recebi uma amiga aqui em casa que comentou a suspeita da gravidez. Passou. Não falamos mais. Mandei uma mensagem tipo "e aí, como está?" E ela me informa que estava quase ganhando o bebê. Achei que desde a visita faziam dois meses. Foram 7. Se-te!

O que está acontecendo? Sério?!

Mesma coisa acontece com os post aqui. Mais de um mês da última receita, gente! Jurava que no máximo 15 dias haviam passado. Perdida no tempo? Talvez.

Acontece que estou um tanto em Nárnia, como diz minha irmã: me desliguei das redes, não vejo mais noticiários. Só leio coisas legais, bacanas, ouço minhas músicas favoritas, vejo bons filmes e vídeos e tenho perto amigos queridos que fazem bem. Muito bem. Quase um detox necessário. Vamos combinar que não está muito fácil para nós brasileiros não, e eu estava precisando dar um tempo na bad toda que paira por aí.

Essa receita que trago hoje foi feita por um desses amigos que aconchegam nossa alma e que ainda por cima cozinham maravilhosamente bem. O meu italiano favorito...depois do Artusi, claro. Gianmaria, um toscano queridíssimo com quem tenho longas conversas sobre cozinha e vida. Foi entre uma conversa dessas que ele preparou estes ravioli para nosso almoço. 



A receita da massa caseira que ele preparou é super fácil:

Massa Fresca

Ingredientes

100 gramas de farinha de trigo
100 gramas de sêmola de trigo
02 ovos - de preferência caipiras, orgânicos, amarelinhos, lindos.

Todas as dicas para a massa caseira você pode encontrar neste post completíssimo clicando aqui.





Para o recheio usamos ricota caseira e espinafre. A receita da ricota vai ser o post que pretendo publicar nos próximos dias. Você vai gostar muito, garanto.

Recheio

02 maços de espinafres higienizados - somente folhas
01 dente de alho cortando ao meio
Azeite
Sal e pimenta
Raspas de limão siciliano
Noz moscada - opcional
500 gramas de ricota caseira.


Refogue o dente de alho no azeite apenas para saborizá-lo. Retire o alho e acrescente o espinafre. Mexa e tampe a panela. Cozinhe por 5 minutos em fogo baixo.

Deixe esfriar o espinafre e o escorra, apertando bem entre as mãos. 

Numa tigela desmanche a ricota e incorpore o espinafre picado. Tempere com sal, pimenta, as raspas de limão e um toque de noz moscada. 

Abra a massa finamente - usamos a espessura 7 da Markato, e coloque a quantia desejada de recheio conforme o corte que você vai fazer, cuidando para que este recheio fique centralizado, fazendo com que não "fuja" pelas bordas na hora do cozimento. Nesta receita usamos forminhas de ravioli.



O que estiver pronto coloque sobre um pano de prato limpo e cubra com outro. Cozinhe em água fervente. Para o molho escolha algo não muito marcante. Nós optamos em um molhinho de manteiga e tomilho.



Para quem gosta de massas caseiras deixo mais duas dicas aqui do blog, que são posts LINDOS:

Massa recheada de radite roxo e nozes
Tagliatelle verde com molho rústico

Espero que tenham gostado.
Voltem sempre, gente! Vou postar logo a receita da ricota.


Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações. 

6 comentários:

  1. Che bello! Há duas semanas fiz raviolis. Aí descobri que meu irmão gêmeo também tinha feito raviolis no mesmo dia. Eles estão insistindo em aparecer em minha vida esses dias. Preciso de formas e coisas legais que ajudam cortar a massa lindamente. Não demore 1 mês de novo, per favore!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cajuuuuuu! Ô Caju! Nem sei o que te dizer...hahahahahah.

      Um super abraço em vocês aí.
      Ainda na espera daquele encontro nosso de FÉRIAS!

      Beijo,
      Carla Maicá

      Excluir
  2. Oi Carla, vc tem razão, precisamos de horas mais lentas e dias mais duradouros!Ravioli lindo de viver, preciso provar esse molho de manteiga com tomilho ou sálvia, tão falado.Já fiz ricota em casa, mas aguardo sua receita. Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, querida do meu coração! Se vc soubesse como me aconchega os teus comentários. Tanto tempo você aqui, sempre tão carinhosa.

      Faça a manteiga com sálvia, sim. É uma maravilha. Adoro!

      Super beijo.
      Carla

      Excluir
  3. Conheci o blog no último, digamos, intervalo e deixei salvo nos favoritos como uma fonte inestimável de inspiração, como um amante da comida italiana. Esse dias voltei aqui para dar uma rápida olhada (e viajar) e tive a grata surpresa do retorno do blog! Lindas receitas e um dia pretendo ver todas as postagens, uma a uma! Precisando vir a Florianópolis (aliás, onde há um ótimo restaurante de nome Artusi)...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Felipe! Que legal este comentário.
      Então, o blog voltou mesmo. Agora que vou ter que ficar mais centrada em função do mestrado a única viagem que vou fazer será via panelas mesmo. Ou seja, o blog vai receber atenção especial nos próximos anos.

      Quanto ao restaurante Artusi em Floripa já fomos e gostamos muito. Ambiente legal e comida muito boa. Super vale a pena.

      Obrigada por voltar aqui.

      Grande abraço.
      Carla

      Excluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search