agosto 10, 2012

Gelato di banane - Artusi 766 [Sorvete de banana]

"Olha a banana
Olha o bananeiro
Eu trago bananas prá vender
Bananas de todas qualidades
Quem vai querer "

Quem nunca cantarolou essa música, hã? Sei. 
Quando passa o bananeiro aqui na minha rua (sim, passa bananeiro na minha rua!) automaticamente começo a cantar "olha a banana...olha o bananeiro...". E a música fica o dia todo na cabeça. Eu adoro Jorge Ben e adoro bananas. Acho até que é minha fruta favorita. Já foram os pêssegos, mas eles andam tão sem gracinha ultimamente que tive que repensar minhas preferências. 

Gosto de chimia de banana, de bala de banana, de bolo de banana e até fiquei bem feliz quando lançaram, há uns dois anos, um picolé "sabor caseiro", ou algo assim, de banana. E quando eu vi, no Casa, Coisas e Sabores essa receita de sorvete, eu fiquei "toda-toda". Depois descobri que o Artusi tem uma receita muito parecida. Ontem, relendo as duas receitas, decidi fazer a receita artusiana, mas com toques divertidos da Adri: o rum e as passas.

Gelati di banane - Sorvete de banana

240 gramas de banana madura (4 bananas) - usei a prata, bem maduras.
100 gramas de açúcar
200 ml de água
Suco de 01 limão
50 ml de rum
02 colheres (sopa) de passas - usei brancas e pretas

Deixe as passas de molho no rum por 10 minutos. Descasque as bananas, passe em uma peneira (ou passaverdura, ou processador) e acrescente o suco de limão. Ferva, por 5 minutos, a água com o açúcar. Derrame sobre a polpa de banana e misture bem. Acrescente o rum com as passas, misture e leve ao congelador por 1h. Acho que um recipiente de inox é ideal para isso. Retire do congelador e com um garfo, mexa a massa. Coloque novamente no congelador. Repita mais uma vez a operação para que fique mais cremoso. Procure não deixar muito tempo no congelador, pois fica muito duro. Ou, tire do congelador alguns minutos antes de servir. 



Curta a aqui FanPage do Cucina Artusiana no Facebook.

7 comentários:

  1. Carlinha, nesse calor que anda fazendo por aqui, esse sorvete de banana caía lindo! Não é que o tio Artusi já tinha pensado no sorvete que só leva banana? Malandrinho ele :) Por aqui não passa bananeiro, mas minha irmã se mudou recente para uma casa que tem bananeiras nos fundos, outro dia ganhei bananas "orgânicas", docinhas...Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo!!!
    Eu gosto tanto de bananas que fico indignada quando ouço alguém falar que não gosta.
    Aqui não passa o bananeiro, só o carro de pamonhas :(
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla!
    A banana amassada não fica escura quando coloca a calda quente nela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, professora!!!

      Não! Eu também pensei que a banana resultaria escura, mas não. Botei a calda quente e mesmo assim ficou clarinha.

      Beijos.

      Excluir
  4. uau! amo tudo com banana! este sorvete está um espetaculo! amei a receita!

    ResponderExcluir
  5. Que delícia Carla, preciso retomar minhas receitas de sorvete, tbm adoro o sabor da banana e passas são outra paixão, então é claro que já anotei para experimentar!
    Bj,

    ResponderExcluir
  6. Minha menina linda qdo vi essa receita aqui,pirei na batatinha de vontade de fazer. Vou fazê-la tão logo seja possível,amei!
    Adoro sorvete de banana. Qdo fizer venho te contar tim tim por tim tim!!!RS
    Bjinhos carinhosos. RE

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.