agosto 23, 2011

Sopa de batata e cenoura à prova de irmã chata

A minha irmã é uma criatura  muito chata quando o assunto é comida. Ela gosta de quase nada e o seu repertório alimentar é muito, mas muito limitado. Um pouco disso eu sei que é devido a um "defeitinho": ela é anósmica, ou seja, ela não sente cheiro. Certamente isso tira bastante da graça de comer mas, além de tudo, tem um pouco de manha e muito de "não comi, não gostei". Então, cada vez que tenho que cozinhar para ela, tenho um pouco mais de cuidado: não posso ousar muito, mas também não posso ficar só na carne com farinha que ela tanto gosta.

(Parênteses: tenho desconfianças sobre a verdadeira origem desta guria. Nunca vi uma gaúcha gostar tanto de farinha de mandioca!!!!)

Hoje ela veio almoçar comigo e decidi fazer uma sopinha creme. Quando chegou e viu a sopa já olhou com cara de "não é de abóbora, né?!". Fiz, cara de impaciência e disse: "não, fofinha, é de batata e cenoura", afinal, tenho que manter a minha fama de mau, mas confesso que fiquei bem contente quando ela disse, depois da segunda colherada, "ai, que delícia, mana".

Me derreto! Amor da minha vida! 



Sopa creme de batata e cenoura

Ingredientes:

500 gramas de batata
200 gramas de cenoura
100 gramas de bacon picado
1/2 cebola média picada
02 colheres (sopa) de vinho branco
1/2 xícara de salsinha picada
Azeite de oliva
Sal e pimenta a gosto.

Lave as batatas e as cenouras e coloque para cozinhar em bastante água. Enquanto os legumes cozinham, coloque um fio de azeite na panela onde será feita a sopa e doure o bacon. Quando o fundo da panela estiver com uma crosta bem dourada transfira o bacon para uma frigideira. Essa crosta que ficou na panela está cheia de sabor servirá para "insaporire" a nossa sopa, por tanto reserve.

Na frigideira continue refogando o bacon, acrescente a cebola e refogue. Acrescente o vinho e deixe reduzir em fogo baixo. Desligue o fogo e acrescente a salsinha picada, acerte o sal e a pimenta. Reserve.

Assim que os legumes estivem cozidos descasque-os e bata no liquidificador, usando a água do cozimento como caldo.

Coloque novamente a "panela da crosta" no fogo e derrame o creme de batatas e cenouras. Cozinhe por mais 05 minutos, mexendo com uma colher de pau ou de silicone, cuidando para retirar do fundo da panela o sabor deixado pelo bacon. Tempere com sal e pimenta.

Sirva e decore com o bacon. Se desejar, toste algumas fatias de pão para acompanhar.


11 comentários:

  1. hm sopa quente e espessa num dia frio desses. boas fotos

    ResponderExcluir
  2. Mas nem que eu derreta, desidrate noite de tanto suar a noite inteira, essa eu farei pra mim! rs
    Adoro, sopas, cremes e caldos, e não ligo pra temperatura ambiente nessas horas! rs

    A foto, como as demais, impecável, frô!!

    Xerinhos
    Paty

    ResponderExcluir
  3. Essas irmãs mais novas sempre nos dando motivo pra derreter de amor ^^
    Sopa lindaça essa, farei agoramesmo \o/

    ResponderExcluir
  4. Ahá!!! Era essa a sopa? Linda e deliciosa...creio que não existe irmã chata que resista a isso!!! Um beijo e um queijo!!!

    ResponderExcluir
  5. Um verdadeiro desafio cozinhar para sua irmã, hein? Mas pelo jeito você sabe direitinho como domar a fera... rs beijos e parabéns pela sopinha, está com uma cara deliciosa! Uma dica, eu gosto de colocar um pouquinho de suco de laranja quando faço sopa de cenoura, vai muito bem! beijos

    ResponderExcluir
  6. hmmmm, eu que sei o quanto estava deliciosa..
    beijinhos da irmã "chata"

    ResponderExcluir
  7. ahhh que fofo :)
    pretendo fazer pra experimentar, eu volto aqui pra contar como foi.

    ResponderExcluir
  8. Estava procurando sopas e vim logo aqui olhar as suas. Quero fazer essa. Pode ser abóbora em vez de cenoura? Quero tanto de abóbora... Beijos, Carlinha.

    ResponderExcluir
  9. Carla, não sei se gostei mais da história ou da receita. (risos) Mas vou fazer o papel da tua irmã... No meu caso, não como bacon nem sob tortura. Portanto, o que eu poderia usar para substituí-lo? Ou faço a sopa sem considerar o bacon, decorando apenas com uma salsinha, algo assim? Beijão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo,

      Você está comendo quase nada de carne, né?!

      A etapa do bacon é apenas para dar mais sabor e óbvio, calorias. Se o seu problema é apenas com bacon, uma boa linguiça calabresa dá conta do recado. Agora, se a questão é qualquer coisa derivada de porco, o jeito é refogar a cebola na manteiga mesmo. Faça o seguinte: 01 cebola bem picadinha e duas colheres (sopa) de manteiga. Coloque para refogar em fogo bem baixinho, quando começar a dourar, acrescente o creme de batata e cenoura. ;)

      Beijo!!!

      Excluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.