fevereiro 14, 2011

Crostate con curd di fragole [Tortinhas de curd de morango]

Eu sei, eu sei. Ando que é uma formiga nesse blog. Só receitas doces, eu sei. Mas, mas, mas... Na verdade não sei o porquê dessa tendência açucarada, mas quando penso no que postar aqui sempre acabo nos doces.

Claro que tenho feito alguns pratos salgados bacanas. Sábado, por exemplo, fiz uma paella vegetariana que ficou muito boa e uma corvina que posso dizer que foi o melhor peixe que já fiz até hoje, mas acabei não fotografando e passou...

Prometo que a partir de hoje pensarei no meu saleiro com mais carinho e trarei os resultados para cá.

Por enquanto fiquemos com estas tortinhas de morango que ficaram bem saborosas.

Crostata com curd de morango
(Daqui)

Ingredientes

Massa

130 gramas de manteiga gelada
200 gramas de farinha
01 ovo
120 gramas de açúcar de confeiteiro

Curd de morango

50 ml de água
80 gramas de manteiga em temperatura ambiente
300 gramas de morangos frescos
02 ovos
01 colher (sopa) de amido de milho
150 gramas de açúcar de confeiteiro
Raspas da casca de 01 limão

Morangos frescos para decorar

Prepare a massa: coloque a farinha em um recipiente e a manteiga cortada em pequenos pedaços. Misture com as duas mãos até formar um composto granulado. Acrescente o ovo e o açúcar. Amasse até formar uma massa homogênea. Faça uma bola com a massa e envolva com filme PVC. Leve ao refrigerador por pelo menos 1 hora.

Enquanto isso faça o curd: lave bem os morangos e retire as folhas e os talos. Corte em pedaços pequenos. Coloque os morangos e a água em uma panela média e leve para cozinhar em banho-maria. Quando começar a formar bolhinhas acrescente o açúcar e as raspas do limão e misture bem até o açúcar dissolver. Quando o morango começar a desmanchar acrescente a manteiga. Quando a manteiga estiver derretida junte os ovos e misture bem – CUIDADO: caso a mistura esteja muito quente retire um pouco do banho-maria antes de colocar os ovos, caso contrário, a clara pode cozinhar e dar um aspecto feio para o creme – Assim que os morangos estivem com aparência de um purê, dilua a maisena em um pouquinho de água e junte aos morangos. Misture bem e deixe cozinhar até ficar condensado.

Enquanto isso: retire a massa da geladeira e abra com um rolo com espessura de 0,5 cm. Coloque em uma forma redonda (você pode usar uma forma de cerâmica, de alumínio com as bordas removíveis ou em forminhas pequenas, como as de empada). Faça furinhos na massa com um garfo e leve ao forno pré-aquecido a 190º C por 25 minutos. Passado o tempo, retire do forno e deixe esfriar.

Quando o curd estiver pronto recheie a massa já fria. Decore com morangos e leve ao refrigerador por, pelo menos, 1h.



Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search