novembro 01, 2019

L'Aperitivo: Cosmopolitan

E as séries

Eu estou sempre acompanhando alguma série, o que foi muito facilitado pelos serviços de streaming.  Gosto especialmente daquelas que tem uma mísera meia dúzia de episódios, muitas delas descontinuadas sem razão aparente. A última que assisti nesse estilo foi a holandesa Toon (recomendo). Mas se tem uma série super famosa, que é muito citada, lembrada com saudade pelos fãs e que eu nunca assisti é Sex and the city.

Além das 6 temporadas para a tv, foram feitos dois filmes da franquia... Que eu mantive a tradição de não ver. Mas a falta da minha audiência não tira a qualidade da produção. O enredo apresenta um grupo de amigas solteiras vivendo intensamente suas relações em uma pujante Nova Iorque. O que hoje pode ser considerada por alguns uma história fútil, foi bastante libertadora para a época, pois apresentava a vida daquelas mulheres de forma muito aberta, mostrando suas carreiras profissionais, seus relacionamento muitas vezes complicados e suas vidas amorosas agitadas. Sei também que elas tinham um coquetel favorito: o Cosmopolitan.

O Cosmo - para os íntimos - é um drinque batido criado pela bartender Cheryl Cook entre 1985 e 86 no Strand Restaurant, no sul da Flórida. A receita depois foi aperfeiçoada por Toby Checchini no bar Odeon, em Manhattan. Antes de estrelar na série o coquetel ganhou destaque por ser fotografado na mão de Madonna, no Rainbow Room durante a festa do Grammy de 1996.
Livros e plantas ao fundo
A base utilizada na criação foi a vodca Absolut Citron, que havia conquistado os bartenders logo após o seu lançamento na década de 1980. Possivelmente, a meta era um coquetel mais fácil de beber do que o Martini, que imperava na época. O equilibro entre o dulçor do triple sec e a acidez do suco de limão são complementados pelo sabor e a beleza do suco de cranberry, dando o tom rosado típico da bebida.

Ingredientes

40 ml de Vodka citrus
15 ml de Cointreau
30 ml de suco de Cranberry
15 ml de suco fresco de limão
1 laranja
Gelo

Em uma coqueteleira, bata todos os ingredientes e filtre para uma bela taça já previamente resfriada.  Decore com twist de laraja. A felicidade nunca foi tão simples!
Lindo coquetel
Caso não tenha a Absolute Citron, você pode utilizar outra vodca, desde que seja de alta qualidade. No lugar do Cointreau? Um triple sec que você confia.
Para impressionar: Acenda um fósforo e exprema a casca da laranja bem pertinho da taça, produzindo um belo efeito pirotécnico! Depois passe a casca pela borda do copo, deixando um toque dos óleos essenciais.

Aprecie com criatividade e moderação!

Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

2 comentários:

  1. Bom, eu tbém não assisti nem a série e nem o filme, e ainda não experimentei o Cosmopolita , mas duvido que quaisquer dos não experimentados sejam melhor do que o texto. Parabéns. Muito bem escrito. Agora vou procurar o suco de cranberry e me contentar com o coquetel, já que as amigas ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico muito contente que tenha gostado do texto, espero que goste do coquetel também! Continue acompanhando o blog que logo teremos mais histórias! Abraço!

      Excluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search