outubro 07, 2019

Bolo de farinha de mandioca e coco + receita base para bolos caseiros

Nesta nova fase do blog as receitas italianas perderam a exclusividade. Isso significa que vamos desbravar outras cozinhas. Alguma específica? Sim, basicamente as cozinhas e os ingredientes brasileiros. Teremos também um pouco de afeto e memória gustativa, uma pitada de cozinha internacional e, na medida do possível, alguns textos mais "externos"sobre eventos, feiras, cotidiano de cozinha e por aí vai. 

Começo esse novo momento falando sobre bolos, porque né, quem não gosta de um bolinho deixando a casa com cheiro de lar? Aqui já é tradição: sempre tem um bolinho sobre a bancada da cozinha. Bolo é puro afeto, mas é também um dodói para muita gente. Meus amigos estão sempre pedindo para ensinar os truques, outras vezes sou contratada para dar aula de bolos caseiros, aulas de bolos para cafeterias... Adoro dar aula de bolos! Não tem muito mistério, garanto.

Decidi trazer esta receita que é muito simples como técnica, mas muito instigante quanto aos ingredientes: bolo de farinha de mandioca e coco. Mas antes vou compartilhar com vocês como preparo os meus bolos do dia-a-dia. 


Uso uma receita base para diversos sabores e vou adaptando conforme o ingrediente-chave. Por exemplo, para o bolo de banana ou de maçã gosto de usar farinha integral e aveia, já o de laranja prefiro farinha branca. O de hoje tem apenas farinha de mandioca, mas se você quer algo mais maravilhoso ainda, faça o de banana com uma boa farinha de rosca e cubra com doce de leite. Arraso!

Essas possibilidades todas quem me apresentou foi a Alice Gussoni, minha amiga talentosa que transforma em ouro tudo que toca. Ganhei dela essa base ainda no período do Armazém Artusi e, desde então, tem sido a receita que utilizo para aqueles bolos que preciso ou quero fazer rapidinho, pois não tem erro. Sabe quando aquela amiga liga dizendo que vai passar na sua casa daqui 1h? Então, essa receita é ótima para esses sustos. Quando a amiga chegar a casa vai estar cheirando a bolo.

Receita base:

02 xícaras de farinha - Utilizo muito a integral junto com aveia. Assim, uso 1 ¹/² de farinha e ¹/² de aveia (ou farinha de linhaça, ou de amaranto...). Como disse lá encima, para o bolo de laranja gosto da farinha branca e, para brincar um pouco, você pode usar outros tipos de farinha, como de rosca, de mandioca, de grão de bico...

1 ¹/² xícara de açúcar - Para os integrais, açúcar mascavo. Para os branquinhos, açúcar cristal ou demerara.

03 ovos - Se pequenos, pode usar 4. Sempre em temperatura ambiente. 

01 xícara de líquido - Aqui é o sabor do bolo. Para o de laranja 01 xícara de suco de laranja + raspinhas da casca. Para o de banana, o líquido é a banana mesmo, e por isso elas devem estar maduras. Uso 3 ou 4 bananas maduras bem amassadinhas (use canela também para aromatizar). Para o de maçã utilizo 3 maçãs picadas e só. Se a massa ficar muito dura, acrescente um pouquinho de água, mas não exagere, o bolo integral de maçã é mais consistente mesmo. Nele você também pode acrescentar canela a gosto e ainda colocar umas passas ou nozes. Fica ma-ra-vi-lho-so. Para o de hoje, de farinha de mandioca, utilizei 01 xícara de leite de coco.

¹/² xícara de gordura - E aqui vai conforme o sabor também. Geralmente uso óleo de soja, girassol ou canola. Com farinha de mandioca, uso óleo de coco. Manteiga pode ser utilizada também, principalmente no de laranja, mas para essa base, uso mesmo é o óleo vegetal (menos azeite, que eu acho muito pronunciado de sabor.)

01 pitada de sal
01 colher (sopa) de fermento químico.

Preparo:

Forno pré-aquecido a 180ºC. Forma untada e enfarinhada.

Essa massa pode ser feita só com fuê, não é necessário usar a batedeira. Muita coisa para limpar não combina com este receita.

Mistura líquida: bata os ovos com o açúcar até ficar um creme homogêneo, acrescente o líquido escolhido (suco, leites vegetais, frutas...) e a gordura (óleos, manteiga...). Misture bem. 

Mistura seca: Para farinha branca costumo peneirar as 2 xícaras antes, para as integrais, não. Misture a farinha, o sal e o fermento. 

Aos pouco adicione à mistura líquida a seca mexendo sempre para não criar grumos. Coloque na forma já preparada e leve ao forno. O tempo de cozimento é de aproximadamente 40 minutos.

Então, a receita do bolo de farinha de mandioca fica assim:

02 xícara de farinha de mandioca - Usei aquela bem fininha que chamo de catarina, pois é típica de Santa Catarina. Aqui no Rio Grande do Sul a moagem é mais grossa. Prefiro a do estado vizinho, confesso.
1 ¹/² xícara de açúcar cristal
04 ovos
01 xícara de leite de coco
¹/² xícara de óleo de coco
01 pitada de sal
01 colher (sopa) de fermento químico
Acrescentei no final da receita ¹/² xícara de coco fresco ralado.

Fiz a mistura líquida, acrescentei a mistura seca e depois o coco ralado. Forma, forno e era isso. Bolo novinho para alegrar o dia. 



Ele é um bolo simples, fofo e com um gostinho diferente do que estamos acostumados. É um bolo excelente para degustar com café passado fresquinho. Para a foto usei um doce de coco, mas você pode fazer um glacê com açúcar de confeiteiro + 01 colher (sopa) de leite de coco. Eu prefiro não colocar glacês ou caldas nesses "bolos cotidianos". Acrescentei a compota apenas para ficar mais fotogênico e também para dizer que essa é nossa próxima receita. Que tal?


Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

Um comentário:

  1. Fiz hj esse bolo e ficou superdelicioso, mas usei uma farinha crua organica e reduzi o açucar que usei o de coco.obrigada

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search