maio 08, 2019

Gelato allo yogurt e amarene

Hoje, lá no meu Instagram, abri oficialmente a temporada de sopas, cremes, polentas e cozidos. Sim, o frio está chegando e, embora exista a expectativa do veranico de maio, a tendência é que figure, a partir de agora, em minhas redes e aqui no blog, os pratos fumegantes. 

Chegam os pratos quentes e lá se vão os preparos frios e gelados. E por isso, trago para vocês a última receita de sorvete da temporada. Temporada, aliás, que foi bastante produtiva já que foi o primeiro ano com a minha sorveteira amada.

Este sorvete de iogurte foi o hit do verão aqui em casa, pois como produzimos kefir, e aquilo se reproduz loucamente, sempre temos iogurte em casa. Fora que ele é azedinho, cremoso, servindo não só como sobremesa, mas também como lanche ou ainda almoço nos dias mais infernais do verão. 

Na Itália, o sorvete de iogurte e amarena é um clássico. Um sabor que você encontra facilmente em quase todas as sorveterias. A amarena é um tipo de cereja selvagem, uma cereja mais ácida (e daí o nome amarena, de amaro [amargo]) cultivada na região da Emília-Romanha. Mais escura que os outros tipos de cereja, ela é vendida geralmente em calda e serve para acompanhar diversas receitas de chocolate, tortas e claro, sorvetes. 



Gelato allo yogurt e amarene

Ingredientes

250 gramas de iogurte natural - Uso o iogurte de kefir dessorado
200 ml de creme de leite fresco
80-100 gramas de açúcar refinado - Uso 80gr.
Amarenas picadas. 


Misture o iogurte e  o creme de leite, adicione o açúcar. Mexa até dissolver o açúcar. Coloque a mistura na sorveteira seguindo as orientações do fabricante. Quando o sorvete estiver quase pronto, adicione as cerejas picadas. Deixe bater mais 5 minutos, retire a massa da sorveteira, coloque em um recipiente com tampa e leve para o congelador.

Retire do congelador alguns minutos antes de servir. 



Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

2 comentários:

  1. Amo iogurte e amarena! Vou tentar fazer com a batedeira, congelar o bowl... Vai que dá!
    Beijos e obrigada por compartilhar Carla.
    P.S meu marido está em Gravatai essa semana, queria ter ido pra te conhecer. 😍

    ResponderExcluir
  2. Oi, Deise! A mistura do iogurte com a amarena é demais. Para fazer o sorvete sem sorveteira, tu pode fazer isso mesmo: bater e colocar para congelador por 2h, bate de novo, congela 2h, bate de novo. Geralmente dá super certo.

    E me avise, sim, caso tenha outra possibilidade de vir a Gravataí. Nos encontraremos, certo.

    Super beijo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search