março 08, 2019

L'Aperitivo: Mimosa

E o Dia Internacional da Mulher

Na Itália no 8 de Março mais de 15 milhões de ramalhetes de Mimosa são presenteados às mulheres: uma delicada e aveludada flor amarela de uma espécie de acácia. Por estar em plena floração no mês de março sua adoção foi sugerida pela filósofa Teresa Mattei (1921-2013), em uma época em que se pretendia firmar a nacionalidade itálica, fugindo assim do costume francês de presentear com violetas e da prática elitista que presenteava com orquídeas. A flor ideal, defendia a filósofa, deveria ser bela mas acessível, para que todas as mulheres pudessem ser homenageadas. Chegava assim a hora da Mimosa ocupar o seu lugar nas práticas culturais da Itália.

Teresa Mattei, um dos incontáveis nomes femininos a serem exaltados no Dia Internacional da Mulher, foi revolucionária e lutou contra o fascismo de Mussolini. Com o fim da segunda grande guerra foi a pessoa mais jovem a fazer parte da assembléia que redigiu a Constituição da República Italiana de 1947, em vigor até hoje. Foi diretora nacional da UDI (União Feminina Italiana) e sempre brigou pelos direitos das mulheres e das minorias.

E foi do amarelo canário da Mimosa que duas receitas herdaram o seu nome. A primeira é um doce que a Carla já apresentou por aqui. O outro é um coquetel, muito consumido em brunchs e outras festas ensolaradas, que teria sido criado em 1925 por Frank Meier no bar do luxuoso Hotel Ritz de Paris, possivelmente influenciado pelo Buck´s Fizz, criado por Pat McGarry no Buck´s Club de Londres. Mas dizem também que os espanhóis já apreciavam essa bebida muitos anos antes, tendo como ingrediente suas excelentes cavas.

Mas se a acácia só fica florida por pouco tempo e se o drinque é ideal para o verão, no restante do ano você pode oferecer o que toda mulher mais aprecia: Respeito.


Ingredientes

Suco de laranja
Espumante Brut
Fatia de laranja

Preencha uma taça flute até a metade com suco de laranja fresco coado, espremido na hora, complete lentamente com o espumante para não perder o perlage, decore com um triângulo de laranja e vá ser feliz.

Dica: Como este coquetel não é mexido e nem batido com gelo, a espumante deve estar bem gelada e as laranjas , antes de serem espremidas, também.

Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search