março 01, 2019

L'Aperitivo: Affogato Ubriaco

E o café!

Os italianos tem uma relação bastante intensa com o café. Basta ouvir algumas de suas músicas que logo vem um “caffè!”, seja falando da bebida preparada na manhã seguinte a uma noite de amor, seja do local para encontros ou, até mesmo, das propriedades especiais dessa infusão, como na canção de Riccardo Del Turco (1969) cantada lindamente por Malika Ayane (2012): "Cosa hai messo nel caffè?"

"Ma cosa hai messo nel caffè?
Che ho bevuto su da te
C'è qualche cosa di diverso
Adesso in me"
(O que você colocou nesse café?; Que tomei com você; Tem alguma coisa diferente agora em mim.)

A origem deste envolvimento remonta ao final do século XVI com comerciantes italianos trazendo do Oriente os grãos que chegavam pelo porto de Veneza. Já o primeiro café como local público para se apreciar a bebida foi inaugurado em Gênova em 1643. Foram também os italianos os primeiros a desenvolver o que hoje são as máquinas de café espresso. Ou seja, o café se tornou um traço desasociável da cultura italiana.

Buscando um receita para compartilhar aqui, com este calor todo lá fora, foi só ao encontrar no congelador o Gelato Alla Crema do Artusi que a Carla havia feito que me veio a mente o Affogato, uma sobremesa italiana que tem o café como protagonista. Mas como meu assunto aqui é etílico, lancei mão de um item obrigatório no meu bar: uma garrafa do Illyquore, o licor de café lançado em 2008 numa parceria do Grupo Campari com a Illy, uma das principais marcas italianas de café. O resultado disso foi o Affogato Ubriaco.


Ingredientes

Duas bolas de sorvete de creme
Café espresso ou café forte e quente
15ml de licor de café
5g de raspas de chocolate amargo

Em um copo bem bonito, numa taça ou até mesmo em uma xícara, coloque o sorvete e o licor. Derrame o café bem quente sobre o sorvete e decore com as raspas de chocolate. Se possível aprecie a mistura com o café ainda quente contrastando com o gelado do sorvete. O licor faz a experiência ser ainda mais satisfatória.

Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

2 comentários:

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search