fevereiro 01, 2019

L'Aperitivo: Negroni

A lenda do Conde Negroni

Se do Milano-Torino nasceu o Americano, deste último surgiu o tão comemorado Negroni. A história mais contada e aceita (uma mentira repetida mil vezes...) é a de que um certo Conde, depois de um dia difícil, precisava de algo mais forte que seu Americano de costume, pediu para substituir a água gaseificada por gin criando o aperitivo que herdaria seu nome. 

Camillo Negroni, o tal Conde, deixou Florença aos 19 anos, depois de causar alguma confusão em sua terra natal, foi desbravar o selvagem oeste norte americano como vaqueiro. Na casa dos 30 abriu uma escola de esgrima em Nova Iorque, onde deve ter desenvolvido seu gosto pela infusão de zimbro. Em 1912, casado, aos 44 anos, voltou à Itália tornando-se um assíduo frequentador de bares como o Caffè Casoni, a poucas quadras do Rio Arno, onde atendia o barman Fosco Scarselli, o primeiro a fazer a mística mistura em 1919. 

O idealizador do coquetel bebeu sua última dose em 1934, mas sua família continuou lucrando com sua invenção, passando a vender uma versão pronta dessa bebida que, além de inspirar livros inteiros, citações de famosos, ainda é a base para criação de tantos outros coquetéis como o Negroni Sbagliato, o Boulevardier, o White Negroni e outros anônimos feitos pelos seus fiéis apreciadores. 

"Os bitters são excelentes para o seu fígado, o gin é ruim para você. Eles se equilibram entre si." Orson Welles descrevendo o Negroni em Roma, 1947.


Ingredientes

30ml de Bitter Campari
30ml de Gin
30ml de Vermute tinto doce
1 fatia de laranja
Gelo

Acrescente as partes iguais de Campari, Gim e Vermute em um copo old-fashioned ou short drink cheio de gelo. Decore com a fatia de laranja. Simples, como um bom clássico deve ser.





Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

3 comentários:

  1. Carla querida!
    O blog está lindo e estou muito feliz por te ver escrevendo muito e de uma forma única.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Zé! Tá delícia, mas acho que podia rolar uma foto tua, seu lindo!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search