agosto 03, 2015

Retomada do blog após o Armazém

Praticamente 10 meses depois cá estou eu. Não me aguentei e voltei ao teclado, ao texto, pois aqui também é meu lugar.

Não escrevo no blog desde setembro de 2014 e acredito que a maioria dos leitores daqui sabem o motivo: o Armazém Artusi Gastronomia. Sim, sim. O Artusi se materializou na minha vida e agora toma conta de praticamente todo o meu tempo. Sabem filho novo? Então...Bem assim. 

Abrimos o Armazém em outubro e desde então meus dias (e muitas noites) tem sido dedicados a ele.

É um espaço muito pequeno mas muito, muito fofo aqui no centro de Gravataí. Confesso que estou apaixonada por cada detalhe. Todo dia é uma descoberta...Para o bem ou para o mal. Faz parte, empresária nova aprende na marra. Estou aprendendo a lidar com clientes, fornecedores, prestadores de serviços, funcionários e, principalmente, comigo mesmo, pois toda minha essência (e paciência) é colocada a prova. Como liderar sem ser sacana e chata? Como saber o que meu cliente deseja? Como organizar a loja de uma maneira legal e descolada? Como saber os produtos que comprar? Como saber o que fazer para agradar? Todos os dia são inúmeras perguntas e muitos leões e este começo não foi nada fácil. Cansaço e esgotamento definem, pois eu SÓ QUERIA COZINHAR, e acabei, muitas vezes, nem chegando perto das panelas, só resolvendo pepinos (aff, antes fossem pepinos orgânicos, frescos, daqueles que só uma pitada de sal estão prontos para serem comidos... Não! Eram pepinos metafóricos e cheios de burocracia!). Um mix de sentimentos diários. Uma TPM constante: da possessividade ao desapego. Da tirania à fraternidade. Da euforia à depressão. E agora, o que faço com este lugar?!

Acontece que este lugar, o Armazém Artusi, conta com pessoas muito dedicadas e que se empenham para que tudo dê muito certo. Prova disso é que são 10 meses de portas abertas e 10 meses de sucesso.

José, meu marido-sócio-financeiro, faz toda aquela parte chata que eu, tendo descalculia, não estou apta a meter o bedelho: o financeiro. Planilhas, números, metas e cervejas é com ele. Cerveja, sim! Ué, ele me disse que para fechar o caixa ou elaborar bem relatórios a cerveja é fundamental... Não? Foi o que ele me falou e eu acreditei. Além da burocracia toda é ele que geralmente faz as compras. Supermercados e atacados é com ele. Paciência é com ele. 

A Carla Petiz, minha xará, é minha cozinheira, meu amor, minha flor, minha menina. Tímida e cozinheira de mão cheia ela é capaz de fazer 150 pães numa manhã e ainda sair com algum comentário insano que me faz gargalhar a ponto dos clientes quererem saber o que está rolando na cozinha. Teimosa é ela. Batalhadora é ela. De confiança é ela. 

Carol é minha irmã mais nova. Veio para ajudar no Natal, se apegou à máquina de café expresso de tal maneira que não quis mais sair do lado dela. É nossa aprendiz de barista. Moleca sempre. Imatura às vezes. Só começa o dia depois de escutar "Mais ninguém", da Banda do mar. Continua não sentindo cheiro, continua não comendo nada de verduras. Corre o dia inteiro para dar conta de todas as demandas: clientes, telefone, chefes, curso de inglês... Ela é jovem. Vai conseguir. Está conseguindo.

Elis chegou semanas atrás. Veio para fazer aquela parte que toma conta da vida da gente que trabalha na cozinha: a louça. Ou seja, ela é uma santa. Fico olhando para ela às vezes e pensando que vai chegar o dia que ela vai sair correndo lomba acima gritando que "este povo da cozinha é tudo louco!". Coragem Elis, coragem! 

Então este post é na verdade uma retomada. Uma retomada do blog que, abandonado, me consumia de tanto remorso. Não sei ainda qual será a dinâmica por aqui. Talvez consiga publicar 1 vez ao mês. Talvez mais. Ficaria bem satisfeita se fosse uma nova postagem por semana... Mas daí estou pedindo demais.

Aos leitores que me mandaram e-mails ao longo deste tempo, estou respondendo aos poucos, ok?!


Armazém Artusi Gastronomia

Av. José Loureiro da Silva, 975
Centro - Gravataí - RS

Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações. 

4 comentários:

  1. Oi Carla, sempre ansiava pelo retorno do blog e temia que não voltasse com suas receitas, conversas e inspirações, mas aqui está vc! Seja mais que bem vinda ao mundinho virtual! ;D
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida! Muito bom estar de volta. A gente acaba criando vínculos bacanas neste mundo virtual, não?! Obrigada por me acompanhar SEMPRE, pois mesmo fora do blog você estava ali me incentivando.
      Beijo carinhoso,
      Carla

      Excluir
  2. Bom retorno! E desejo que consigas levar teus dois prazeres juntos: a comida e a escrita.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search