junho 26, 2014

Crocchette - Artusi 196 [Croquetes]

Pobre croquete, tão estigmatizado, tão associado à breguice. Mas confessemos, um quitute desses bem feito, tem o seu valor. Ah, tem, sim! Coxinhas, risoles, croquetes... Não me venha com essa de Caco Antibes pra cima de mim, não! 

O termo francês crocchette é inserido no idioma italiano como crocchetta já em 1741 na tradução do livro "Il cuoco reale e cittadino", do cozinheiro francês François Massialot .

Uma das variações italiana mais conhecidas é o crocchè napolitano feito com batatas, porém são tantas outras receitas que servem muito bem para aproveitar não somente restos de carne cozida mas arroz e vários tipos de legumes.

Esta receita, que é muito simples, vem do livro do Artusi. Usei um pedaço de contra-filé que assei no dia anterior.


Crocchette - Artusi 196

Ingredientes

280 gramas de carne cozida/assada
50 gramas de pão branco
50 ml de leite
01 ovo
01 dente de alho picado.
30 gramas de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta a gosto
Farinha de rosca
Óleo para fritar

Triture a carne no processador. Faça com o pão e o leite uma mistura homogênea, que também pode ser feita no processador.

Em uma tigela misture a carne, o pão com o leite, o ovo, o queijo e o alho. Tempere com sal e pimenta.

Molde pequenos cilindros de massa e passe-os na farinha de rosca para empanar. Frite em óleo quente. Escorra em papel absorvente.


Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações. 

4 comentários:

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search