maio 16, 2014

Focaccine siciliane ["Focaccinhas" sicilianas]

Por incrível que pareça há dias que não fazia pão. Nem um branquinho daqueles pau para toda obra, nem um integral cheio de sabor, nem mesmo uma focaccia para uma das jantas despretensiosas da semana. Com farinha, fiz apenas um bolo (também siciliano, diga-se de passagem) que eu prefiro testar mais uma vez antes de colocar no blog. E hoje, mexendo em alguns livros sobre panificação, dei de cara com essas focaccine que sempre namorei. Achei perfeitas para a noite de sexta-feira para acompanhar vinho ou cerveja.

(E assim seria se não fosse minha sobrinha de 7 anos dormir aqui em casa e pedir para a janta galinha, arroz e batata palha. Ah, o paladar infantil, tão singelo! Optamos em deixar as focaccine para o café da manhã e acompanhamos ela no seu pedido e, depois do segundo prato cheio, recebi um  "que comida mais boa do mundo!). Como não cair de amores?!


Focaccine Siciliane
(Do livro Pane, il piacere di preparare il pane in casa)

Ingredientes

1kg de farinha de trigo
25 gramas de fermento biológico fresco
50 gramas de azeite de oliva
500ml de água
Suco de 01 limão
20 gramas de sal

400 gramas de molho de tomate (receita aqui)
200 gramas de queijo provolone - usei um tipo caciocavallo
Manjericão fresco

Dissolva o fermento na água morna. Em uma tigela coloque a farinha, o azeite, o sal, a água com o fermento e o suco de limão. Sove até formar uma massa homogênea (mais ou menos 10 minutos). Faça uma bola com a massa e coloque novamente na tigela, suavemente untada com azeite. Cubra e deixe dobrar de volume (1h30 mais ou menos).

Pré aqueça o forno a 250ºC.

Coloque a massa numa superfície de trabalho e a divida em porções de 150 gramas. Com um rolo, abra a massa em forma redonda. Cubra com molho de tomate, pedaços de queijo e folhas de manjericão.

Dobre as bordas da massa formando um quadrado (percebam que as minhas não deram muito certo neste quesito!). Coloque em uma forma untada e asse por aproximadamente 25 minutos.



Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

Um comentário:

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search