janeiro 16, 2014

Olive Fritte [Azeitonas fritas]

Nunca é tarde para desejar felicidade para as pessoas que por aqui passam. Então, como este é o primeiro (!) post de 2014, desejo a todos vocês um ano muito saboroso, instigante e cheio de paz (paz, paz, paz!).

Embora não pareça, pois não tenho vindo muito por aqui, minha cozinha anda a mil e minha cabeça fumegando de ideias. Ah, os planos de ano novo! Espero ter tempo e disposição para executá-los, pois a cada 12h eu acrescento algo na minha lista de "a fazer". Vocês também estão assim?

E como não poderia chegar para vocês depois de tanto tempo assim sem novidade alguma, venho contar que sou a chef em destaque da revista Box Gourmet de janeiro. Phyna! 

Participei da revista executando quatro receitas com os produtos do mês e o resultado ficou lin-do... Modéstia a parte (sagitariana, gente!).

Uma das receitas que apresentei veio do desespero de não saber o que fazer com azeitonas recheadas. Me digam: o que fazer com azeitonas recheadas que por si só já são aperitivos?! Fui buscar inspiração, claro, nos italianos e achei as olive all'ascolana, especialidade de Ascoli, uma cidade das Marcas, que consiste em rechear azeitonas com três tipos de carnes, empaná-las e fritá-las. Era isso! Isso mesmo que eu precisava. 


Olive fritte – Azeitonas fritas

Ingredientes

30 Azeitonas recheadas - essas são com pasta de anchovas
02 ovos
Farinha de rosca - usei uma bem grossa, que fiz em casa aproveitando pão mais que dormido
Óleo para fritar

Bata os ovos com um garfo apenas o suficiente para misturar claras e gemas. Passe as azeitonas no ovo e na farinha de rosca duas vezes. Frite em óleo bem quente e escorra em papel absorvente.


 Saiba mais sobre o Box Gourmet aqui.


Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações. 

5 comentários:

  1. Nunca vi azeitonas empanadas. Achei fantástico, criativo, suculento. Existe melhor forma de começar o ano novo? Fiquei só na dúvida: devemos secar as azeitonas antes de passar nos ovos? Quanto maior a azeitona melhor? Com azeitona preta o resultado também é bom? (porque as verdes são mais consistentes, não?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro Caju Cajueiro,

      Não precisa secar as azeitonas, não. Apenas escorra.
      E sim, quando maior a azeitona maior a delícia..rs. Só tome cuidado para que fique bem empanada. Quanto à azeitona preta... Não testei. Testarei..rs.

      Super beijo para todos da agência.
      Carla

      Excluir
  2. Uauuuuuu que delícia!
    Nunca imaginei uma coisa dessas Carlinha, deve ficar bom demais... vou fazer no próximo buteco...rsrsrs!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  3. Antes demais desejo-te um bom ano.
    Depois parabéns pelo destaque na revista desejo-te muito sucesso.
    Adoro azeitonas e assim devem ser uma delicia,além de que ficaram lindas
    bj

    ResponderExcluir
  4. Ótima sugestão Carla... Que chique hem? Parabéns amiga! Legal essa revista...
    Abraços!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search