outubro 02, 2013

Pere Sciroppate [Peras em calda]

Semana passada achei no supermercado umas peras lindas. Quando bati os olhos nelas já sabia os seus destinos: esse doce.

Doces em calda sempre lembram da minha avó paterna, da qual já falei aqui. Sempre depois do almoço tínhamos um doce em calda como sobremesa. Sempre. E, ultimamente, ando num desejo louco de comer o doce de coco que ela fazia, quase que uma cocada de colher: branquinho, gorduroso, doce doce! Hmmmmm. 

Então, obviamente quando vejo frutas assim sempre penso em doces, compotas, conservas, geleias e chimias. Até porque é uma maneira de tê-las por mais tempo e também porque acho lindo esses potes prontos. Acho caseiro, familiar, reconfortante.

Esta receita eu busquei num livrinho italiano de geleias e conservas mas vi algo semelhante no Artusi, aliás, duas receitas de "pere in composta" mas, como quero me deter melhor sobre o conceito artusiano desse tipo de doce e conservação e o meu tempo está curto hoje e nos próximos dias, decidi ir pelo caminho mais rápido. Mas prometo que assim que eu topar com peras tão fofas quanto estas as trago aqui...e sobre a ótica do tio Artusi. 

Pere sciroppate - Peras em calda
Do livro Marmellate e conserve, da editora Avallardi

Ingredientes

2kg de peras pequenas
01 limão - suco
02 litros de água
500 gramas de açúcar
01 fava de baunilha

Em uma panela coloque a água e o açúcar para ferver até ficar um calda densa - aproximadamente 40 minutos. Enquanto isso, vá descascando as peras e colocando em uma bacia com água e suco de limão. O suco mantém a cor branca das peras, evitando que oxidem. Se possível mantenha os cabinhos das peras, elas ficam mais charmosas na hora de servir.

Quando a calda estiver pronta, coloque a fava de baunilha - você pode abrir, tirar as sementinhas e incorporá-las na calda-, e retire do fogo. Deixe esfriar.

Disponha as peras em vidros esterilizados e cubra com a calda. Atenção para fechar bem o vidros. 


Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações. 

3 comentários:

  1. Achei a receita muito interessante pois nunca fiz.
    Ficaram tão lindas
    bjs

    ResponderExcluir
  2. É fácil e deve ser mto bom.O que é fava de baunilha ...aonde posso encontrar ?
    Bacio Silvia

    ResponderExcluir
  3. Pergunto eu: e as pêras, não vão a cozer? Ficam cruas e só levam a calda por cima e dentro dos frascos esterilizados? Fico com esta dúvida...

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search