outubro 27, 2013

Ciambella

Ciambella é o bolo-bolo. Nosso bolo fofo e aromático. O bolo da infância da casa da avó. Para mim pode ser de laranja, para você de milho e para o outro pode ser de baunilha.

Ciambella, também chamada de ciambellone ou giambella, é um bolo, geralmente doce, consumido pela manhã ou lanche da tarde. É difundido por toda a Itália e, embora apresentando inúmeras variações conforme a região, tem uma característica que não pode mudar: é feito em forma redonda com furo no centro.

Para esta receita fiz uma versão bem básica, bem cara de domingo de frio e de preguiça.



Ciambella

Ingredientes

300 gramas de farinha de trigo
150 gramas de manteiga - temperatura ambiente
180 gramas de açúcar
03 ovos médios
150 ml de leite
Raspas da casca de 01 laranja
01 pitada de sal
Essência de baunilha
10 gramas de fermento químico.

Pré aqueça o forno a 200ºC

Na batedeira:

Bata a manteiga e o açúcar até formar um creme. Acrescente um ovo de cada vez, as raspas da laranja e a essência de baunilha. Coloque a farinha, o sal e o fermento, continue batendo e acrescente o leite em fio.

Coloque a massa em uma forma (redonda e com furo no centro, não esqueça!) untada com manteiga e polvilhada com farinha. Asse por aproximadamente 50min.


E você, qual sua ciambella favorita?


Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

5 comentários:

  1. Lindo e com aquele aspecto de bolo caseiro .
    Perfeito para acompanhar um café ou chá.
    Gostei muito
    boa semana
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Meu é o bolo de milho com bastante erva doce adoro! fiquei doida quando vi as formas de cortes de massa suas. Diulza)

    ResponderExcluir
  3. Carlinha deu até arrepio aqui, essa é a receita de bolo que minha mãe fez para mim a vida toda. Chamamos de "bolo de bolo" porque não é de um sabor específico, é só um bolo para o lanche da tarde ou o café da manhã. E para mim é meu favorito, com gosto de quero mais e de infância. O seu está lindão. A língua italiana é tão rica, nunca imaginei que existiria um nome específico para isso hehehehe. E nos vemos no sábado hein! Beijo grande!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom saber que meu sobrenome CIAMBELLI lembra essa delícia da Itália ❤

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search