setembro 12, 2013

O que acontece quando se tem um blog de gastronomia - Parte 8 [Tralhas]

(tra.lha)
sf.
1. Amontoado de coisas velhas, sem valor; CACARECOS: Na faxina, jogou fora toda atralha do armário
2. Bras. Conjunto de objetos us. para um determinado fim (tralha de pesca, tralhade pedreiro, tralha de cozinha, tralha de montaria)



Tralhas. O que seria de nós, amantes da cozinha, sem as nossas tralhas? Cortadores, peneiras, batedores, colheres, espátulas, raladores, faquinhas, medidores... ad infinitum... Aquelas coisinhas que vamos comprando sem se dar conta e vamos colocando no fundo da gaveta. Ah, a gaveta das tralhas. Aquela que nunca abre como deveria e para fechar, em função da superlotação, sempre demanda um pouco de engenharia. Jogue o primeiro fouet quem não tem uma gaveta dessas. Rá!

Confesso que, assim como acontece com os livros, já passei da fase do impulso, do comprar porque acha bonito, porque é vital para a cozinha (e usa 1x e nunca mais!), mas digo também que tenho uma super queda por utensílios de madeira. Daí não resisto, não. Estes da foto abaixo são os meus xodós.


Ah, gosto muito também de utensílios antigos... Antiquários, feiras, e Mercado Livre são minhas tentações. Fora o que vou arrecadando na casa de tias, avó, amigos. Por isso a definição 1. do Aulete super cabe aqui. O que é "sem valor" para outros na cozinha, para mim é relíquia. Tem cura?!

Com a reforma da cozinha me dei conta que tenho mais tralha do que armário, mesmo sendo este o objetivo da cozinha planejada: ter mais espaço. Enchi todos os armários e fiquei com minha caixa de tralhas nas mãos e uma cara de interrogação de  "Onde vou botar tudo isso?!".


Isso que nas fotos ainda não estão as colheres de pau, os pilões (uma nova paixão), as inúmeras facas, os itens de silicone...

E vocês passam pelo mesmo "problema"?

(Desculpem as fotos, gente, mas estou super sem tempo de fazer melhor.)


Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

11 comentários:

  1. Com certeza Carla!! Haja espaço! Adorei seus utensílios de madeira, mas eu coleciono os coloridos, não resisto a uma corzinha...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Podia ter sido eu a escrever esse texto... E não tenho gaveta das tralhas, tenho armários!!! Shame on me! :p

    ResponderExcluir
  3. COM CERTEZA!
    Fato que enquanto minha obra não termina e não me mudo para o apê com cozinha maior, tem um monte de coisas dentro de caixas no chão da minha cozinha, sem lugar para guardar. E não consegui desapegar de nada ainda.. rsrs

    ResponderExcluir
  4. Carlinha, achei fantástica aquela tábua para mezzaluna. Qual a função prática dela? Beijo! E aquele rolo parecendo a tábua de fazer gnocchi? Você me deixou curioso, queria saber a história de alguns destes instrumentos de tortura às avessas. :) Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caju,

      A mezzaluna eu uso para picar verdes, como ervas, ou para picar/triturar oleaginosas.

      O rolo é para fazer "strangozzi" uma massa típica da Úmbria. E a tábua sim, é o "rigagnocchi", um "fazedor de marcas para nhoque".

      Ai, ai... se eu contar a história da aquisição de cada um deles escrevo um livro! Topa?!

      Super beijo, meu amigo.

      Excluir
  5. na primeira foto tem um aparelho que não conheço, no canto inferior esquerdo com dois parafusos...nunca vi. #curioso...
    eu me desfiz de vários utensílios - mas quase todos desnecessários. com um fatiador de vagens, por exemplo. fiquei com o básico (e estou comprando novos acessórios...)
    forte abraço

    ResponderExcluir
  6. Guria, posta uma foto da tua cozinha nova! Tô mó curiosa!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Onde encontro esses cortadores de raviolis!? Preciso mtooo!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Carlinha! Eu tenho muita tralha também! E o pior é que estão lá para bonito...acabo indo pelo mais prático e não usando!!! Já me desfiz de várias coisas, porém me arrependi! Outras trouxe da Itália para dar de presente...e me arrependi também! Devia ter ficado com tudo!!!!!! Mas tudo bem...eu sei que ainda vou acumular muita coisa nesta vida!!!!! ahahahahah Um beijo e um queijo, querida!

    ResponderExcluir
  9. Faz parte, panela velha é que faz comida boa, "clichézasso" mas é verdade.
    Carla, faz um Yard Sale e vende tudo.

    Abraços,

    Baby Back Ribs

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search