agosto 20, 2013

Risotto alla Salsiccia [Risoto de linguiça]

Ahá! Você chegou a pensar que era risoto de salsicha, né?! Não, não! Salsiccia é linguiça em italiano. Salsicha para mim só em cachorro quente ou em enroladinho de massa folhada. Para vocês não?! Bah, salsicha é uma coisa danada...

Bom, era apenas isso que tinha na geladeira quando cheguei em casa louca de vontade de comer uma comidinha gostosa: uma perna de linguiça. Pensei em fazer o clássico arroz com linguiça na panela de ferro, mas como nem arroz branco havia na despensa, tive que apelar para o arbório. Logo, o resultado foi este mesmo, risoto de linguiça. Bem facinho. 


Risotto alla salsiccia - Risoto de linguiça

Ingredientes  - para 2 pessoas

150 gramas de arroz arbório
120 gramas de linguiça
01 cebola pequena
Azeite de oliva para refogar
150 ml de vinho branco - usei espumante, pois também era o único vinho branco que tinha em casa
Caldo de carne ou de legumes (caseiro) - o quanto baste
50 gramas de queijo parmesão ou grana padano ralado na hora
25 gramas de manteiga
Sal e pimenta a gosto

Refogue a cebola picada e a linguiça triturada em azeite de oliva. Acrescente o arroz, mexendo em "8" para não queimar, adicione o vinho, mexendo sempre, até secar. Vá acrescentando o caldo aos poucos para que o arroz solte amido e fique cremoso...mexendo sempre. Quando o arroz estiver no ponto, tempere com sal e pimenta a gosto. Desligue o fogo, acrescente o queijo ralado e a manteiga. Misture bem, feche a panela e espere uns 5 minutos antes de servir.


Outras receitas de risoto, clique aqui.

Quero agradecer a todos os mails, mensagens e ligações de amigos, leitores e conhecidos após lerem a reportagem sobre mim e o Cucina Artusiana na revista Evidência deste mês. Muito legal ter este retorno de vocês. Obrigada!

Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações. 

4 comentários:

  1. Pra mim salsicha só no cachorro-quente ou viena com mostarda. Lindo este risoto, parece oriental. Vida longa ao CA.

    ResponderExcluir
  2. esse risotto ficou mesmo uma delicia,tenho que expermentar.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ahahaha pensei sim que era arroz com salsicha e vim conferir. Pensei: a Carla fazendo arroz com salsicha? "NON CREDO" nessa você me pegou!!!
    Seu risoto ficou esperto, se tivesse um pratinho desse aqui agora iria ficar felizinha...
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Linguiça para mim é um coringa, super mão na roda! Você não acha? Sempre me tira do sufoco quando tenho pouca coisa na geladeira ou não estou com vontade de fazer "altos" pratos. Esse risoto deve ter ficado uma delícia!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search