março 12, 2013

Pollo alla cacciatora - Artusi 208 [Frango à caçadora]

As próximas receitas do blog, até dia 30 de março, serão retiradas exclusivamente do "A ciência na cozinha e a arte de cozinhar bem", do Artusi. Dia 30 publicarei um post especial falando sobre essa personagem italiana, pois a data marca os 102 anos da morte do gastrônomo romanholo-toscano.

Dito isso, começo essa série com um clássico da cozinha toscana: pollo alla cacciatora.


À caçadora é um modo de preparo bastante simples e nada mais é que cozinhar a carne do frango (ou do coelho) em molho de tomate, um ensopado. Essa receita do Artusi é até mais simples de outras que pesquisei. O segredo vai ser o molho. Tem que ser um bom molho de tomate. 

Para esta receita usei duas coxas e duas sobrecoxas, mas você pode usar um frango grande e todas as suas partes. Pode render um bom almoço de domingo, sem muito trabalho. Acho perfeito para os dias que começarão a esfriar daqui a pouco. Este ensopado para acompanhar uma bela polenta, não tem melhor. Garanto!


Pollo alla cacciatora

"Advirto que não é um prato para estômagos sensíveis."

Ingredientes

01 cebola média cortada ao meio e depois em fatias
02 coxas e 02 sobrecoxas sem pele
100ml de vinho tinto
01 lata de molho de tomate (usei o caseiro, que tinha pronto na geladeira)
Sal, pimenta do reino
Sálvia - não está na receita do Artusi, mas usei três folhas frescas.
Azeite de oliva

Em uma panela refogue a cebola até ficarem macias. Retire da panela e reserve. 
Coloque os pedaços de frango na panela e deixe dourar. Depois de dourados, coloque a cebola refogada na panela, coloque o vinho - deixe evaporar um pouco o álcool-, e acrescente o molho de tomate e a sálvia. Tempere com sal e pimenta, feche a panela e deixe cozinhar por 15 minutos em fogo baixo. Se necessário acrescente um pouco de água, ou melhor ainda, caldo de frango (caseiro, gente! caseiro!)


Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

4 comentários:

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search