março 26, 2013

Cavolfiore all'uso di Romagna - Artusi 388 [Couve-flor à romanhola]

Todos aqui sabem do meu amor pelo molho vermelho. Qualquer receita que resulte um pouco de molho no prato, propiciando uma scarpetta tem todo meu amor e carinho, e esta receita, que vem do Artusi, é bem boa para isso.

Quem gosta de couve-flor aqui? Eu gosto. Principalmente cozida no vapor e temperada com sal, pimenta e vinagre. Bem simples.(Hm, lembrei de umas conservas de couve-flor que minha avó fazia também... Ácidas.)

Dessa maneira que Artusi propõe eu nunca tinha comido e gostei bastante. É uma maneira legal te colocar ela à mesa: quente, com queijo, mas sem levar ao forno. Aprovada!


Cavolfiore all'uso di Romanha - Artusi 388

Ingredientes

Couve-flor 
Azeite de oliva
Alho
Salsinha
Molho de tomate
Queijo parmesão ralado
Sal e pimenta

Corte a couve-flor em "arvorezinhas" pequenas. Lave-as e reserve. 
Refogue o alho picado no azeite e acrescente a salsinha, também picada. Cuidado para não queimar e nem mesmo deixar o alho escuro, pois fica muito amargo. Coloque um pouco de água (2 colheres de sopa) e  a couve-flor neste refogado, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar, com a tampa fechada, em fogo baixo por uns 5 min. Acrescente o molho de tomate, mexa, confira o sal e a pimenta, cubra novamente a panela e cozinhe por mais alguns minutos. Coloque em uma travessa e jogue queijo parmesão sobre a couve-flor. Sirva quente.



Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

4 comentários:

  1. nossa, salivei, xará!!!
    Nunca tinha pensado em fazer dessa maneira!
    Eu faço um com tomates picados, também quente, e fica uma delícia! Sua versão me parece mais fácil ainda... adorei.
    Beijoss :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla! Também adoro tudo que tem molho de tomate. Adoro tudo que tem molho! Mas o de tomate continua sendo o preferido :-)

    Eu gosto também da couve-flor empanada! Sei que não é nada saudável, mas é uma delícia... essa sua receita deve ter ficado ótima!

    Beijos e boa Páscoa!

    ResponderExcluir
  3. Adoro couve-flor e achei a receita uma delicia.
    Levo a receita pois não resisto .
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei esta receita.
    Vou fazer, pois também sou uma amante do molho vermelho!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search