outubro 03, 2012

Wraps: algumas ideias com Rap10

Sábado aconteceu o 1º Encontro Gourmet que reuniu dezenas de blogueiros de gastronomia do Brasil. O evento foi um sucesso e dele falarei amanhã.

Hoje falarei sobre as possibilidades com wrap Rap10 da Pullman que foi a aula que dei no encontro. 

O wrap é uma massinha semipronta, uma base neutra. Parece uma panquequinha e se presta a inúmeras variações. Eu particularmente gosto muito quando feito na frigideira, pois é mais rápido e fica com alguns pontos tostadinhos, o que agrega mais sabor ao wrap. Agora, se você pretende fazer uma grande quantidade, o forno é a melhor solução mesmo. 

Na aula apresentei 4 versões salgadas baseadas na culinária italiana. Foram soluções super práticas e rápidas, ótimas para aqueles dias de almoços solitários ou de jantas sem compromisso em família.

Enroladinho de rúcula: o meu favorito, pois é bastante amargo e eu adoro. Levei essa receita para mostrar a possibilidade de uso de folhas verdes. Rúcula, alface, radite, almeirão... Essas folhas vão dar frescor ao seu wrap e ficam super bem. Na receita usei pesto, presunto parma e rúcula. É só passar o pesto em toda a superfície do wrap já assado, distribuir o presunto e a rúcula e enrolar. Barbadinha.
Foto de Tânia Minatel
Caprese: a apresentação da caprese que levamos à degustação foi de um espetinho, uma possibilidade para uma festinha com os amigos, por exemplo, mas pode ser feita em porções maiores, obviamente. Para a receita: muzzarella de búfala, tomates maduros, manjericão fresco e, para dar instigar mais o paladar, usamos uma pastinha de azeitonas. Quando levar o wrap ao forno ou à frigideira, coloque a muzzarella junto, assim ela aquece e derrete um pouco. Retire do fogo e acrescente os tomates picados ou em rodelas, folhas de manjericão.

Pizza: para a aula eu preparei a margherita. Outra possibilidade que pode ir além da imaginação. Molho, muzzarella de búfala, tomate e manjericão fresco... Mas você pode criar o que bem entender. Um bom molho vermelho e asas à imaginação. As dicas aqui são: se fizer na frigideira coloque o molho já quente, pois o wrap fica apenas dois minutos, assim você não corre o risco do molho ficar frio. E, para que o queijo derreta, use uma tampa na frigideira. 

Stefânia, do blog Com uma pitada de açúcar... Sem ela estaria perdida!
Petiscos: corte em pedacinhos pequenos vários wraps, coloque em uma assadeira, regue com azeite de oliva, tempere com sal e pimenta e jogue sobre eles alguma erva fresca. No dia usei alecrim. Leve ao forno por 20min aproximadamente, mexendo a forma para que asse por igual.Quando estiverem dourados, retire do forno e sirva. Ótimo para acompanhar uma cervejinha.

Queila, do blog Gourmet e Gourmand, pega de surpresa para ajudar
Algumas outras ideias:

Carne de panela. Sabem aquela carne de panela bem saborosa e temperada?! Então, ela. Faça uma maionese temperada com cheiro verde, passe no wrap já assado e recheie com carne de panela desfiada. Pode ser feito com frango também.

Misto quente. Clássico queijo e presunto. Sem mais.

Legumes assados. Beringelas, tomates, cenoras, abobrinhas, cebolas... Asse tudo com um ótimo azeite de oliva, sal, pimenta e ervas frescas. Quando prontos, use o azeite para "besuntar" a superfície do wrap e distribua os legumes. Você pode usar ainda mostarda dijon para dar um toque picante.

No site do Rap10 você encontra alguma outras sugestões de preparo.

Quem tiver mais sugestões de preparo pode deixar nos comentários. 


Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

14 comentários:

  1. Carla!
    Adorei a aula e as gostosuras que serviram. Certamente farei algumas das tuas sugestões!
    Mil beijos
    Ale

    ResponderExcluir
  2. Carla, eu gosto de cortar o pão em triangulos, temperar (com azeite, alho ou pimenta do reino ou curry etc), colocar no forno e usar como se fossem nachos para comer com guacamole!

    ResponderExcluir
  3. Ai, que bom, Amore...com tantos Rap 10 que ganhamos...eu nunca tinha feito nenhum...e achei superinteressante!Muito obrigada pelas dicas!!! Um beijo e um queijo, amiguinha!

    ResponderExcluir
  4. Aqui em casa já fizemos como a Nina falou. Ficam ótimos "nachos"! São versáteis e suas sugestões, com ingredientes como esses, só incrementaram os petiscos.
    Sua apresentação foi nota 10 e conhecê-la melhor ainda!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Adoreiii....adorei o aperitivooo!! Domingo tem eleições e vou trabalhar na apuração de votos para fazer matéria para o jornal....vou levar pra galera no cartório, rsrs!!! Bjssss

    ResponderExcluir
  6. Carla, parabéns pelo workshop! E foi um prazer enorme te conhecer.
    Beijos mil
    Fabiola

    ResponderExcluir
  7. Carlitcha
    E deu tempo de papearmos?? Pelo menos o abraço foi (muito)gostoso!!!!!
    Tua aula arrasou, fez o maior sucesso. Ótimas receitas e utilizações. Também gosto dele na frigideira, fica como um chapati indiano.
    E vamos nos esbaldar com o Rap 10...rsrs
    Beijão querida!

    ResponderExcluir
  8. Carlinha querida...nem preciso dizer que adoro você, né...acho que a empatia foi a mesma desde o início, muito bom poder te abraçar.
    Já fiz muito Rap 10 aqui e eles não acabam, tivemos que dar um tempo na dieta do sem glúten...rsrsrs!
    Bom fim de semana para você...por aqui começou hoje...feriado, bommmmmm!!!
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  9. Carla, a salvação dos Rap 10! Adorei te conhecer, você é a querida que imaginava que fosse <3 Você e Renata fizeram receitas muito interessantes com o wrap, nem imaginava que dava para bolar tanta coisa! O petisco ficou uma delícia, e tão simples de se fazer! Foi muito legal o workshop! Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Carla, confesso que nossa experiência com o Rap 10 não foi das melhores. Achei seco e sem sabor... particularmente depois de experimentar um wrap feito com uma massa fresquinha... Mas, sempre é tempo de mudar a opinião, não pudemos assistir tua aula, mas esse post está bem esclarecedor, vamos provar de novo!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Carla não deu pra eu assistir sua aula, foi uma pena, mas aventurei-me aqui em casa com essa massinha super prática e preparei uma versão doce e ainda não coloquei no blog porque quero testar outra possibilidade.

    Essa massinha promete....

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Carla não deu pra eu assistir sua aula, foi uma pena, mas aventurei-me aqui em casa com essa massinha super prática e preparei uma versão doce e ainda não coloquei no blog porque quero testar outra possibilidade.

    Essa massinha promete....

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Esse aperitivo estava UMA DELICIA!!!
    Queria comer mais e mais! hehehe
    bjss

    www.brisandonacozinha.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search