outubro 15, 2012

Bomboloni (Krapfen)

Esses bombolini estão aqui primeiramente por um motivo: para agradar um grande amigo. Eu viajei para a Itália com o Fabiano e lá, quando íamos a um café, bar, restaurante, pizzaria, açougue era o que ele sempre pedia: bomboloni alla crema. Então, quando foi escolhido "doces italianos" para os próximos posts não tive dúvida, faria esses bolinhos fritos recheados com creme de confeiteiro ou geleia.

Parodiando a propaganda aquela: "sabem, sonho? Pois é, é tipo sonho."

Alguma dúvida de que o panino de porchetta e o vinho são meus?!
A outra questão que trago aqui é a seguinte: não acreditem em capas de revista. Aquilo tudo é photoshop, minha gente. Isso vale não só para revistas femininas, mas para as de gastronomia também... Brincadeiras a parte, o que eu quero dizer na verdade é que segui todas as instruções da revista, mas meus bombolini não ficaram tão lindos assim, não. Frustração que só... 


Por outro lado ficaram super gostosos. Sabem aquela categorias "feio, mas gostoso"? Então, essa mesmo.
A massa é uma delícia de ser trabalhada, mas confesso que faltou habilidade na hora de sobrepor uma massa a outra já que o recheio já estava em seu devido lugar.

Sobre os bomboloni - ou Krapfen, eu escreverei melhor em outra ocasião. Artusi tem duas outras receitas e, quando eu testar ambas, falarei mais sobre esse tipo de "friturinhas" italianas. 


Bomboloni (ou Krapfen)
Da revista Sale&Pepe - fevereiro 2012

Ingredientes
380 gramas de farinha de trigo
25 gramas de fermento biológico fresco
120 ml de leite
02 gemas
250 gramas de açúcar
60 gramas de manteiga
02 colheres (sopa) de grappa
01 pitada de sal
Óleo para fritar

Creme de confeiteiro 
Geleia de sua preferência

Esquente 100ml do leite e dissolva o fermento. Misture com 120 gramas de farinha. Misture bem, coloque em uma tigela, cubra com filme PVC e deixe descansar por 30 minutos.

Passados os 30 minutos, adicione à massa as gemas, 60 gramas de açúcar, a mateiga derretida, o restante da farinha e do leite, a pitada de sal e a grappa. Misture bem todos os ingredientes, sove por uns 5 minutos, coloque em uma tigela, cubra com filme PVC. Deixe levedar por 2h em local morno.

Depois das 2h, pegue a massa e sove para retirar o ar e, com a ajuda de um rolo, abra a massa em uma superfície lisa e polvilhada com farinha. A espessura deve ser mais ou menos 0,5cm. Com um cortador redondo faça um número par de massas, em metade delas coloque uma colher de creme de confeiteiro ou de geleia. Molhe as bordas com um pouco de leite e coloque o outro disco de massa sobre apertando delicadamente. Cubra todos os bomboloni com plástico e deixe descansar por 20min.


Coloque o óleo para esquentar (180ºC). Prepare um prato com papel absorvente e outro com o açúcar. 

Frite os bomboloni virando-os para que os dois lados fiquem dourados com uma linha clara em toda a circunferência. Coloque por alguns segundos no papel absorvente e passe no açúcar. Sirva morno.




Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

9 comentários:

  1. Carla, do céu!!!

    Eu quero muito provar essa receita. Vai já pro topo da minha lista de receitas a serem testadas!

    Sinceramente, os seus bombolonis ficaram lindos, Carla!!!
    Não entendi porque vc falou que ficou feio... quer dizer, acho que eu já sei! Somos super exigentes, né? Eu também sou assim, sempre acho que poderia ficar melhor, ainda mais sendo virginiana...rsrs

    Receita anotadíssima!

    Big baccio!


    ResponderExcluir
  2. Suas fotos ficaram ótimas e os bombolines de endoidecer aqui do outro lado da tela!

    Receita anotadíssima!!!

    ResponderExcluir
  3. Ellerinize sağlık. Çok leziz ve iştah açıcı görünüyor.

    Saygılar.

    ResponderExcluir
  4. Carla...Carla...Carla...essa receita tem linha direta com o céu!!! Posso chamar de Sonhos? Sonhos Delicious??? Anotei...vou fazer!!! Beijão no ♥!

    ResponderExcluir
  5. Agora acredito que somos muito exigentes mesmo, dizer que esses bombolonis ficaram feios?!Não sei não, mas que parecem deliciosos isso sim...eu que amo uma friturinha, apaixonei!!
    Bj,

    ResponderExcluir
  6. ouvi tanto as meninas falando no grupo desses bombolonis que tive que procurar! Menina, que que isso? Que delícia! Quero 3 pares aqui agora! Só uma coisa pra dizer, parafraseando nosso amigo Fuat: Saúde para suas mãos! :)
    Bjsss! :)

    ResponderExcluir
  7. Carla, lembras da vizinha que mudou-se e que costumava "testar" o resultado das tuas receitas aqui publicadas? O apê estaria à venda ou para alugar? Ora, porque é loucura deixar vago este recanto ao lado do paraíso gastronômico. Vou fazer esta delícia.

    ResponderExcluir
  8. Olá,gostaria de saber especificamente o que é Grappa e se pode ser substituído por outro ingrediente similar.Obrigada.Linda foto,parece ótimo(melhor que de revista rsrsr,pois nos traz uma sensação real) ;)

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search