julho 23, 2012

Pollo Arrosto [Frango Assado]

Você costuma marinar a carne que vai para o forno?

A minha mãe sempre marina - faz aquele molho com vinagre, pimenta, alho e tempero verde. Principalmente frango, seja para o espeto, seja para o forno. Meu sogro eu acho que também faz a marinada e deixa uma noite na geladeira. Já vi ele fazer com carne de porco e frango.

Não sou uma especialista em carnes e, como já disse antes, raramente as faço aqui em casa, mas no final de semana decidi fazer um frango assado e entrei no dilema "marinar ou não marinar". 

Eu estava pesquisando uma receita mais italiana para o frango e em todas as que li, absolutamente to-das, a carne deveria ser temperada mais oum menos duas horas antes de ser levada ao forno. Duas horas apenas. E o tempero? me perguntei, vai "aderir"? Vai ficar saboroso?!

Na última vez que fiz frango aqui em casa foi meio que às pressas e eu temperei algumas horas antes de assar. A observação do marido foi que não estava muito gostoso. Dessa vez decidi temperar 12 horas antes, mas não marinar, visto que a marinada tem como base um elemento ácido (vinagre, suco de limão, vinho) e eu não usei nenhum deles - só depois.

Pollo Arrosto - Frango Assado

Ingredientes

01 frango de aproximadamente 1,5 kg
01 colher (sopa) de sal
05 dentes de alho
03 colheres de azeite de oliva
Sálvia fresca
Alecrim fresco
Erva-doce - usei alguns grãos
Pimenta moída na hora
01 limão - cortado em dois

Lave o frango em água corrente. Seque com papel absorvente. Coloque em um recipiente. 

Em um pilão coloque as folhas de sálvia e as de alecrim, um dente de alho sem casca, a erva-doce, a pimenta e o sal. Macere bem, acrescente o azeite e passe essa "pasta" em todo o frango. Tipo protetor solar, sabe?! Em todos os cantinhos. E o detalhe: massageando a carne. Na cavidade coloque meio limão, os dentes de alho e um belo ramo de alecrim. Cubra o recipiente com filme PVC e leve a geladeira por 12 horas.

Retire o frango da geladeira 1h antes de ir ao forno.

Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Unte uma forma com azeite de oliva - pouco. Coloque o frango temperado e, se tiver suco no recipiente, derrame sobre a carne. Cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno por 40 minutos. 
Tire do forno e retire o alumínio. Banhe o frango com a gordura da forma e o suco do meio limão que sobrou e leve para dourar por mais 40 minutos.

Como acompanhamento: batatas, que foram cozidas e colocadas na forma para assar junto ao frango.


Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

7 comentários:

  1. Esta maravilhoso seu frango assado com batatas.

    Eu também deixo marinando as carnes que vai ao forno para assar e quanto maior o volume de carne mais tempo eu deixo, aprendi com minha mãe que preparava muito bem assados de carnes (frango, leitão, peru, pato).Troque o vinagre pelo vinho, ou então coloque meio a meio.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla, não sou especialista também mas trabalhei com ótimos fazendeiros criadores de uma raça que produz uma carne sensacional (desculpa a empolgação mas estou fora do Brasil saudosa por um bom churrasco), então entendo um pouquinho, enfim; qdo vc marina o beef ele perde a suculencia, na verdade não é recomendado nenhum tempero além do sal (minutos antes do cozimento), amolecer a carne com abacaxi então, nem pensar! A carne fica "rançosa", sem sabor...por isso da importância de selar qquer beef independente do futuro preparo (cozinhar,assar)

    ResponderExcluir
  3. Desculpe estou no cel e tudo "trava" :( continuando: qto ao frango, por experiência própria, tempera-lo previamente é a melhor pedida, mas só coloco o suco de laranja antes de ir pro forno. Já o porco: marino sempre e acho que até ajuda na suculencia já que o tempo de preparo as vezes ser maior q outras carnes podendo ressecar a carne. Espero ter ajudado!! :) xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila,

      Foi mais ou menos isso que pensei mesmo. Acho que marinar "desitrada" a carne, extrai seus sucos.

      Obrigada pela explicação.

      Beijos.

      Excluir
  4. Esse frango tá com um ótimo aspecto Carla. O problema, é que, aqui em casa, ele só chega aos pedaços: peito, sobrecoxa, etc...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Carla, frango assado é tudo de bom!! Eu gosto de marinar carnes sim, mas frango assado normalmente não marino...
    bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search