junho 04, 2012

Panzanella - Salada de Pão

Entre os livros italianos sobre pães que trouxe da viagem, todos são unânimes: Il pane non si butta! Ou seja, pão não se joga fora! Lindo isso, não?!
Então, as alternativas para aproveitar o pão "dormido" são muitas na culinária italiana, e uma delas é essa salada com nome bonito e que sempre aparece nos livros: a panzanella

Pesquisando a receita, descobri que exitem algumas variações. Nos meus livros consegui umas quatro delas: algumas com anchovas em conserva, outras com azeitonas e alcaparras, algumas sem vinagre... Pequenas variações que você pode considerar na hora de preparar a sua.

A etimologia não é certa, mas alguns dizem que seria a junção de pane+zanella, ou seja, pão servido em prato fundo, ou ainda seria o diminuitivo de panzana, palavra toscana para "pão amolecido".

Eu acabei criando a minha: sem conserva alguma (anchovas, alcaparras, azeitonas) e com a troca do salsão pela salsinha. Não achei salsão por aqui e acho que a troca não é muito grave. Para o pão, tenho uma dica: divida em duas porções. Uma você colocará na salada que ficará em repouso. A outra parte coloque em uma frigideira com um pouco de azeite e doure os quadradinhos. Acrescente na hora de servir a salada. Esse "truque" vai dar um gostinho tostado a sua salada e dará uma outra textura. Eu aprovei. 


Panzanella - Salada de Pão

"Receita toscana a base de pão duro molhado em água e esmigalhado, tomate, cebola roxa, aipo e manjericão. Essa refrescante e saborosa salada rústica é condimentada com azeite extra virgem, vinagre, sal e pimenta e deixada em repouso alguns minutos antes de ser consumida. São numerosas as variações regionais. No sul, no lugar de pão de usa friselle [tipo de pão redondo] molhado com água e coberto com tomates e, eventualmente, anchovas (em Nápoles o prato se chama "caponata dei marinai [caponata dos marinheiros]". Do livro Cucina, da Le Garzantine.

Ingredientes - Para dois

04 fatias grossas de pão caseiro de alguns dias. (Fiz essa receita aqui de pão toscano, mas sem as passas)
01 cebola roxa coratada ao meio e fatiada finamente
02 tomates maduros sem sementes e cortado em quadrados de 1,5cm mais ou menos
1/2 pimentão vermelho cortado em fatias finas
1/2 xícara de salsinha picada - que pode ser dois talos de salsão picados
Folhas de manjericão fresco
Sal, pimenta e vinagre a gosto. (Usei vinagre balsâmico)

Retire a casca das fatias de pão e, com as mãos, esmigalhe grossamente o miolo. Divida em duas partes: uma coloque em uma tigela com POUQUÍSSIMA água, só para amolecer um pouco o pão. Não é para fazer uma papa. A outra parte leve para a frigideira com azeite e doure. Reserve. Na tigela do pão, acrescente todos os outros ingredientes e mexa bem para incorporar o tempero. Feche com filme PVC por pelo menos 30 minutos. Na hora de servir, acrescente o pão da frigideira e sirva imediatamente.


E o Pappa al Pomodoro você conhece? É uma outra forma de aproveitar o pão.


Se você gostou do post comente e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais para acompanhar minhas peripécias na cozinha e na vida e se inscreva no blog para receber todas as atualizações.

3 comentários:

  1. Não vi o frango, mas essa salada está de arrasar!!!!
    Aqui acontece a mesma coisa. As vezes a fome é maior do que a paciência para tirar fotos...rs
    Bjão
    Tania

    ResponderExcluir
  2. Nunca experimentei, ms pelo aspecto deve ser bem gostosa.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Carla, salada de pão eu nunca tinha visto, adorei. Parece ser muito fresca e o pão ajuda a dar uma "sustância", porque saladinha para passar fome não tá com nada, rs. Beijo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário no Cucina Artusiana.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search